top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Pix Automático começa a operar em 16 de junho e substitui débito tradicional

  • gazetadevarginhasi
  • 2 de jun.
  • 2 min de leitura
Pix Automático começa a operar em 16 de junho e substitui débito tradicional
Divulgação
Pix Automático começa a funcionar no Brasil em 16 de junho com promessa de facilitar pagamentos recorrentes.

O Banco Central (BC) apresenta oficialmente nesta quarta-feira (4/6), em São Paulo, o Pix Automático, nova funcionalidade do sistema instantâneo de pagamentos. O evento contará com a presença do presidente do BC, Gabriel Galípolo, diretores e representantes de empresas parceiras, que participarão de painéis temáticos sobre as transformações na experiência de cobrança no país. A operação da novidade terá início no próximo dia 16 de junho.

Com o Pix Automático, consumidores poderão autorizar, de forma prévia, pagamentos recorrentes diretamente em conta corrente, como mensalidades de academias, escolas, condomínios e assinaturas. O serviço é uma evolução do tradicional débito automático, agregando a velocidade e eficiência do Pix. A autorização é feita uma única vez, e os pagamentos são realizados de forma automática, com periodicidade semanal, mensal, trimestral ou anual, conforme contrato.

A ferramenta ainda permite que o valor a ser debitado seja fixo ou variável. O cliente poderá estabelecer um teto máximo para os débitos, enquanto a empresa recebedora poderá definir valores mínimos para realizar as cobranças.

No dia do vencimento, o sistema faz até duas tentativas de cobrança. Caso não haja saldo suficiente, mais três tentativas são realizadas nos dias seguintes, conforme regulamento do Banco Central. Pagamentos feitos com atraso têm juros e multa incorporados à cobrança subsequente.

Algumas instituições financeiras já iniciaram a oferta da nova funcionalidade. O Banco do Brasil foi o primeiro a concluir todos os testes com o BC e, desde o último dia 29 de maio, disponibiliza o Pix Automático para todos os clientes pessoa física. As empresas interessadas também já podem aderir à novidade por meio de convênio com o banco, que passa a gerenciar os recebimentos.

Um diferencial do BB é a possibilidade de agendar cobranças com até 90 dias de antecedência — acima do padrão de dois a dez dias estipulado pelo Banco Central — o que pode facilitar o planejamento financeiro, sobretudo em períodos de recesso. Outra funcionalidade é o "split" de pagamentos, que permite a divisão do valor recebido entre até seis contas diferentes, recurso útil para negócios com múltiplas unidades.

O Bradesco, por enquanto, oferece o serviço apenas para empresas e consumidores correntistas. A liberação para clientes de outras instituições está prevista para 16 de junho. O Itaú adota a mesma estratégia, com previsão de expansão a partir deste mês. Já o Santander disponibiliza o recurso tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, desde que possuam conta em algum dos bancos participantes do sistema.
Fonte: InfoMoney

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page