top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Pix Bate Recorde com 223,1 Milhões de Transações e Anuncia Pagamento por Aproximação para 2025

O sistema de transferências instantâneas do Banco Central, Pix, atingiu um novo recorde na última sexta-feira, 5, com 223,1 milhões de transações realizadas. O recorde anterior era de 206,8 milhões de pagamentos, registrado no dia 7 de junho deste ano.

O Banco Central destacou, em nota, que esses números evidenciam “a importância do Pix como infraestrutura digital pública, para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamento no Brasil”.

Pix por Aproximação será Lançado em Fevereiro de 2025
Na quinta-feira, 4, o Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciaram novos protocolos para o uso do Pix por aproximação. As novas regras permitirão que os consumidores façam compras pela internet sem sair do ambiente de compras on-line.

Em nota, a entidade garantiu que a simplificação e a aprovação das novas normas “irão diminuir etapas nos pagamentos on-line e possibilitarão a oferta de Pix nas carteiras digitais, as chamadas wallets”.

“A mudança abrirá espaço para a realização de pagamentos por aproximação com o Pix”, informou a autarquia. “Ela permite que o usuário realize a transação sem a necessidade de acessar o aplicativo de sua instituição financeira.”

O Banco Central anunciará, neste mês de julho, como as instituições financeiras devem viabilizar este serviço por meio da Regulamentação Específica. As atualizações estão previstas para serem lançadas no dia 28 de fevereiro de 2025.

O pagamento por aproximação obrigará os bancos a integrarem o sistema de Open Finance, que compartilha dados entre as instituições autorizadas pelo BC, a partir de diferentes plataformas. O órgão garante que o recurso é “seguro, ágil e conveniente”.
Fonte: Revista Oeste

コメント


bottom of page