top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Poços de Caldas publica edital para substituição de charretes por carruagens elétricas

Este é o passo mais recente do projeto apresentado em 2021. As propostas serão abertas no dia 8 de fevereiro.


Um edital de licitação foi publicado para produzir as carruagens elétricas que devem substituir as charretes puxadas por animais em Poços de Caldas (MG). Este é o passo mais recente do projeto de substituição apresentado pela prefeitura em 2021.

O documento foi divulgado no Diário Oficial do Município de quarta-feira (24). As propostas serão abertas no dia 8 de fevereiro.

Este edital deverá encontrar empresas interessadas em produzir carruagens elétricas que vão transportar um motorista e quatro passageiros.

Poços de Caldas publica edital para empresa produzir carruagens elétricas que substituirão charretes com animais — Foto: Reprodução/EPTV

Conforme o edital, o equipamento deverá ser fabricado/montado no máximo seis meses antes da entrega efetiva.

Quanto a estrutura, deverá ser feito em aço-carbono e madeira de lei, além de estofado com espuma e acabamento em couro. Deverá também conter iluminação, baú traseiro e cortinas retráteis nas laterais.

Atualmente, em Poços de Caldas, são 23 charreteiros atuantes. Este primeiro edital é para entrega de nove carruagens.

O restante deve ser feito gradativamente até o fim deste ano, até que todas as charretes sejam substituídas.

Poços de Caldas publica edital para empresa produzir carruagens elétricas que substituirão charretes com animais — Foto: Reprodução/EPTV

Os charreteiros afirmam que seguem todos os protocolos exigidos pela prefeitura, incluindo a chipagem dos animais.

Projeto e protótipo

Em dezembro de 2021, a Prefeitura de Poços de Caldas estipulou prazo para mudança do atual serviço de charretes com tração animal por carruagens elétricas na cidade. Na época, o projeto estava em desenvolvimento. A mudança foi marcada para dia 4 de outubro de 2022.

Em julho de 2022, uma audiência pública realizada na Câmara Municipal definiu que o projeto passaria por alterações, portanto, o prazo não valeria mais e apenas um protótipo deveria passar a funcionar. A data prevista para a substituição foi prorrogada para reajuste do projeto.

Três meses depois, em outubro de 2022, a administração municipal apresentou o protótipo das carruagens elétricas. Foram nove meses de trabalho até chegar ao modelo apresentado. O protótipo foi feito em parceria com a DME, PUC Minas Poços de Caldas e IF Sul de Minas.

Até então, nenhum novo prazo havia sido estipulado para início oficial das carruagens elétricas.

Em 2023, a prefeitura informou que um edital de licitação para o fornecimento dos veículos conforme especificação estava em desenvolvimento e que a troca poderia acontecer ainda no mesmo ano, o que não ocorreu.

FONTE:G1

Comentários


bottom of page