Polícia Civil abre inquérito para investigar possível conduta racista de vereador em Santa Rita do Sapucaí
A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar a possível conduta racista do vereador Benedito Raimundo Ribeiro (PL). A investigação irá apurar se o vereador cometeu crime de injúria racial ao criticar uma obra realizada por funcionários da prefeitura.
A controvérsia surgiu após um vídeo gravado pelo próprio vereador ser divulgado nas redes sociais. No vídeo, Ribeiro critica a construção de uma faixa elevada em uma avenida no Centro da cidade, utilizando uma expressão considerada racista:
"Se quer fazer o serviço direito? Arranca tudo isso aqui, asfalta tudo isso aqui, aí o serviço fica decente, um serviço de branco. Porque do jeito que está fazendo aqui, tá uma cacada (sic)", disse o vereador.
Ao ser contatado, o vereador afirmou que sua intenção era apenas criticar a qualidade da obra e que tem recebido reclamações de moradores. Ele alegou que não teve a intenção de ser racista e já gravou um vídeo pedindo desculpas.
A Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí informou que 80% dos funcionários da Secretaria de Obras são pessoas pretas. Em resposta ao incidente, o prefeito Wander Wilson Chaves emitiu uma nota repudiando o vídeo do vereador.
A Câmara Municipal, por sua vez, declarou que não irá se pronunciar sobre o caso, pois não recebeu nenhuma denúncia formal contra o vereador e não comenta a conduta individualizada de seus membros.
A Polícia Civil continuará investigando o caso para determinar se houve crime de injúria racial. Este episódio ressalta a importância de um discurso público cuidadoso e o respeito à diversidade, especialmente por parte de figuras públicas.
Comments