Polícia Federal deflagra operação por crime eleitoral no Sul de Minas
gazetadevarginhasi
10 de jun.
1 min de leitura
Fonte: Divulgação
A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (9) a Operação Marco Zero, para apurar um suposto sequestro forjado envolvendo candidatos nas eleições municipais de 2024, no município de Senador José Bento, no Sul de Minas. Ao todo, foram cumpridos dez mandados judiciais, expedidos pelo juízo eleitoral da comarca de Pouso Alegre.
De acordo com as investigações, os então candidatos a prefeito e vereador teriam simulado o próprio sequestro, com o apoio de terceiros, com o objetivo de gerar comoção popular e obter vantagem nas urnas. Ambos permaneceram ocultos por mais de 24 horas, nas vésperas do primeiro turno das eleições proporcionais do ano passado.
O caso foi inicialmente investigado pela Polícia Civil, mas o inquérito foi repassado à Polícia Federal após indícios de crime eleitoral.
Durante a operação, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Congonhal, Senador José Bento, Ibitiura de Minas e Andradas, em Minas Gerais, e em Siqueira Campos, no Paraná. Também foram expedidos dois mandados de prisão temporária. No entanto, segundo a PF, os alvos dessas prisões já estavam recolhidos ao sistema prisional por envolvimento anterior em outros crimes.
A Polícia Federal informou que os principais materiais apreendidos foram aparelhos celulares dos investigados, que agora serão analisados. O nome da operação faz referência ao local onde foi encontrado o veículo utilizado pelos candidatos, considerado o ponto de partida da investigação.
Mais informações podem ser obtidas pelo canal de Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais.
Kommentarer