Polícia investiga violação de túmulos e roubo de crânio em cemitério de Divinópolis
22 de fev.
Divulgação
A Polícia Militar investiga um caso de violação de túmulos e vilipêndio a cadáver no Cemitério Municipal do Bairro Belvedere, em Divinópolis, Centro-Oeste de Minas. A situação foi descoberta na manhã desta sexta-feira (21/2), quando servidores municipais, durante uma ronda no local, identificaram movimentação suspeita e acionaram as autoridades.
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos (Semsur) – Serviço Municipal do Luto, enviou equipes para avaliar os danos. O secretário da pasta, Matheus Silva, esteve no cemitério acompanhando os trabalhos e assegurando que as medidas legais sejam adotadas.
Túmulos violados e roubo de crânio
Conforme informações da Polícia Militar, cinco túmulos foram violados, sendo que em um deles o suspeito teve acesso aos restos mortais e levou um crânio. Até o momento, nenhum suspeito foi identificado. A principal hipótese é de que o responsável tenha invadido o cemitério através de um dos vãos quebrados no muro. Para reforçar a segurança do local, a prefeitura já deu início aos reparos.
Crime e penalidades
O vilipêndio de cadáver, crime cometido quando há desrespeito, humilhação ou ofensa à honra de um corpo morto, pode ocorrer por meio de ações, palavras ou gestos, como mutilação ou divulgação de imagens. A legislação brasileira prevê pena de um a três anos de prisão para esse tipo de infração.
A Polícia Militar segue com as investigações para identificar o responsável pelo crime.
Comments