Segundo a denúncia feita por moradores, a suspeita é que a represa esteja recebendo esgoto de uma estação da Copasa.
A Polícia Militar de Meio Ambiente está apurando a morte de peixes no Lago de Furnas, em Alfenas (MG). Segundo a denúncia feita por moradores, a suspeita é que a represa esteja recebendo esgoto de uma estação da Copasa.
Nesta semana, uma equipe da Polícia Militar de Meio Ambiente esteve onde os peixes foram encontrados mortos. De acordo com uma nota enviada pela PM para a EPTV, afiliada Globo, o local onde os peixes foram encontrados mortos aconteceu perto de onde acontece o lançamento de água da Copasa.

“Se esse esgoto é 100% tratado, qual é o motivo de ter sido instalado uma tubulação da ETE até a frente do náutico para desaguar esse esgoto? Porque se este esgoto é de fato 100% tratado, ele poderia ser desaguado normalmente no fundo da própria unidade de tratamento. Se é um esgoto 100% tratado não teria problema nenhum", questionou Claudiomir Jacinto, presidente da Associação de Pesca Esportiva de Alfenas.
A PM de Meio Ambiente informou que serão feitas análises da qualidade da água para identificar se a contaminação aconteceu por conta do descarte incorreto de esgoto ou a pulverização de agrotóxicos em uma lavoura perto do local.
"O que ta acontecendo? É agrotóxico? É esgoto? O volume do lago ta cheio, a gente agradece, mas o lago ficou muito tempo com um volume baixo. Naturalmente cresceu capim nesse fundo desse lago. Baixar o lago agora pode ter ocorrido, pode. Não posso afirmar, mas eu acho que o desafio nosso aqui hoje, vendo a mortandade, é refletir o que está ocorrendo e fiscalizar. Os grandes loteamentos que estão na região estão todos com esgoto com captação e tratamento de esgoto? A gente sabe que em alguns lugares ainda existe descarga de esgoto in natura sem tratamento pela Copasa. Então é a atenção dos órgãos locais e estaduais para que não ocorra", afirmou o ambientalista, Guilherme Abraão.

Commentaires