top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Polícia Militar de São Paulo Recupera Parte de Material Radioativo Furtado


A Polícia Militar de São Paulo encontrou, na tarde deste sábado (6), parte do material radioativo furtado na semana passada. Os produtos foram localizados em uma loja de baterias na Avenida Itaquera, Zona Leste da capital.
De acordo com a PM, o material foi adquirido por meio de um ferro velho. Três indivíduos, com idades de 21, 25 e 53 anos, foram presos por receptação e porte de material nuclear, e encaminhados ao 53º Distrito Policial (DP) - Parque do Carmo.
A loja foi isolada e os técnicos do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) foram chamados para medir as taxas de radiação no local. As medições concluíram que os níveis de radiação não são preocupantes.
O furto ocorreu em 30 de junho, quando o veículo de uma empresa especializada em transporte radioativo foi roubado em São Mateus, também na Zona Leste. Segundo a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), o veículo continha cinco galões com geradores de material radioativo. Um galão continha Germânio 68/Gálio 68, com radiação ativa, e os outros quatro continham Molibdênio 99/Tecnécio 99, que estavam sendo devolvidos após uso hospitalar.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que todos os cilindros de armazenamento furtados foram recuperados, mas o gerador de Germânio 68/Gálio 68 foi encontrado vazio em um desmanche de veículos roubados no Jardim Marilu. Técnicos do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) realizaram medições no local e não detectaram radiação, liberando a área. Fonte:G1

Comments


bottom of page