top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Polícias Civis de todo o país intensificam combate ao narcotráfico com grande operação nacional

  • gazetadevarginhasi
  • 2 de jul.
  • 2 min de leitura
Polícias Civis de todo o país intensificam combate ao narcotráfico com grande operação nacional
Divulgação
Operação Nacional contra o Tráfico de Drogas resulta em prejuízo de mais de R$ 155 milhões ao crime organizado.

A Operação Narke 4, realizada entre os dias 21 e 29 de junho, mobilizou as Polícias Civis das 27 unidades federativas do Brasil em uma ação integrada de repressão ao tráfico de drogas, que resultou na prisão de 664 pessoas e apreensão de 5,8 toneladas de entorpecentes. A ofensiva também cumpriu 342 mandados de prisão, apreendeu 128 veículos, documentos e valores em espécie, causando um prejuízo estimado em mais de R$ 155 milhões às organizações criminosas. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (1º).

Além das apreensões realizadas durante a operação, as equipes de segurança pública incineraram 71,2 toneladas de drogas que já haviam sido recolhidas anteriormente. Os números parciais refletem o impacto positivo das ações coordenadas, especialmente em áreas urbanas vulneráveis ao domínio de facções criminosas.

Rodney da Silva, diretor de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, destacou que a operação demonstra a eficácia da integração entre as Polícias Civis estaduais. “A atuação estratégica, coordenada e inteligente permite desarticular cadeias criminosas complexas e estruturadas”, afirmou.

O diretor ressaltou ainda que o combate ao tráfico de drogas atinge diretamente a principal fonte financeira das organizações criminosas, refletindo em quedas nos índices de homicídios, furtos, roubos, lavagem de dinheiro, tráfico de armas e outras infrações. “O tráfico de entorpecentes é um dos maiores vetores de violência urbana no país, com redes criminosas fortemente armadas, associadas ao tráfico internacional de armas, homicídios encomendados e corrupção, tornando o enfrentamento ao narcotráfico central para a segurança pública e manutenção da ordem social”, complementou.

Combate nacional ao tráfico e fortalecimento da cooperação interestadual
A Operação Narke 4 foi deflagrada em alusão ao Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado em 26 de junho. Sob coordenação da Diopi, a ação envolveu unidades especializadas das Polícias Civis estaduais e do Distrito Federal, utilizando tecnologias de inteligência policial e articulação direta com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A iniciativa visou intensificar a repressão ao tráfico ilícito de drogas e sufocar financeiramente as organizações criminosas envolvidas, mobilizando centenas de agentes em operações simultâneas em todo o território nacional.

Além disso, a operação fortalece a Rede Nacional de Unidades de Enfrentamento ao Narcotráfico (Renarc), consolidando um modelo eficiente de cooperação interestadual focado no planejamento integrado, compartilhamento de informações e execução coordenada de ações para desmantelar estruturas criminosas ligadas ao tráfico de drogas.
Fonte: Minist.Justiça

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page