top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Poluição do Ar e Desigualdade Social Contribuem para Envelhecimento Rápido do Cérebro, Aponta Pesquisa

Um estudo publicado na revista Nature revela que a poluição do ar e a desigualdade social aceleram o envelhecimento do cérebro, especialmente em países da América Latina, uma das regiões mais desiguais do mundo. Pesquisadores do Chile criaram um "relógio cerebral" que avalia se o cérebro de uma pessoa está envelhecendo mais rápido do que sua idade cronológica. Segundo Agustín Ibáñez, neurocientista da Universidade Adolfo Ibáñez, "a forma como seu cérebro envelhece depende não apenas dos anos, mas também de onde você vive, seu nível socioeconômico e a poluição ao seu redor".
O estudo utilizou dados de 5.306 participantes de 15 países, incluindo o Brasil, Estados Unidos, China, Japão e diversos países europeus, medindo a atividade cerebral em repouso por meio de ressonância magnética funcional (fMRI) e eletroencefalografia (EEG). A pesquisa identificou que, em regiões com alta desigualdade socioeconômica, como a América Latina, há uma aceleração maior no envelhecimento cerebral, particularmente entre as mulheres.
Os resultados sugerem que fatores como desigualdade estrutural e exposição à poluição estão ligados ao aumento de "lacunas de idade cerebral", a diferença entre a idade cronológica e a idade cerebral estimada, observando que a conectividade funcional do cérebro declina mais rapidamente em condições adversas.

Commenti


bottom of page