Ponte sobre o rio São Francisco no Norte de Minas será licitada com investimento de R$ 250 milhões
gazetadevarginhasi
11 de abr.
2 min de leitura
Reprodução
Governo de Minas lança edital para construção de ponte sobre o rio São Francisco entre Manga e Matias Cardoso.
O Governo de Minas Gerais, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), publicou nesta quinta-feira (10/4) o edital de licitação para a construção de uma ponte sobre o rio São Francisco, ligando os municípios de Manga e Matias Cardoso, no Norte do estado. A obra, estimada em mais de R$ 250 milhões, integra o programa Caminhos pra Avançar, considerado o maior conjunto de investimentos em infraestrutura rodoviária das últimas décadas em Minas. A abertura das propostas está prevista para o dia 23 de maio.
A futura ponte, com 1.160 metros de extensão e 13,8 metros de largura, será a primeira em Minas – e uma das primeiras no país – a contar com cláusula de retomada no seguro garantia, mecanismo previsto na Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) que assegura a continuidade da obra mesmo em caso de descumprimento contratual. Além da ponte, o projeto prevê a construção de uma variante de 2,94 km e três interseções que facilitarão o acesso a Manga, Matias Cardoso e comunidades próximas.
Segundo o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, a nova estrutura colocará fim à travessia fluvial diária feita por milhares de moradores, que ainda dependem de balsas e barcos para cruzar o rio. “Milhares de pessoas têm que fazer essa travessia de barco todos os dias, como faziam há 300 anos, como por exemplo os trabalhadores que saem de Manga para trabalhar no Projeto Jaíba”, destacou. “Com a licitação dessa obra, estamos encerrando essa fase da vida no Norte mineiro, criando conexões entre pessoas e gerando desenvolvimento para a região”, afirmou Simões.
A ponte beneficiará diretamente o escoamento da produção agropecuária e a mobilidade de estudantes e trabalhadores, especialmente do Projeto Jaíba, considerado o maior projeto público de irrigação da América Latina. A nova ligação viária também ampliará a integração entre municípios como Jaíba, Montalvânia, Juvenília, Miravânia, Itacarambi, Januária, Janaúba e Montes Claros, favorecendo a conexão com o Noroeste de Minas, o oeste da Bahia e a BR-135.
De acordo com o DER-MG, a obra será executada com recursos provenientes do Acordo de Reparação do rompimento da barragem em Brumadinho, assinado entre a Vale, o Governo de Minas, o Ministério Público Estadual e Federal e a Defensoria Pública. O rompimento provocou a morte de 272 pessoas e gerou significativos danos sociais e ambientais.
O diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, reforçou a importância da ponte para a transformação da realidade local. “A construção da ponte vai acabar com o transtorno da travessia por meio de balsas e barcos, o que representa a esperança de progresso e mais qualidade de vida, em especial para Manga e Matias Cardoso. Mais do que isso, significa criar pontes para impulsionar a economia e o desenvolvimento da região”, afirmou.
Já o secretário de Estado de Infraestrutura, Pedro Bruno, destacou que o uso do seguro com cláusula de retomada garante mais segurança e seriedade à execução de grandes obras. “Esse mecanismo permitirá uma melhor seleção dos futuros executores da obra, dando concretude à diretriz do governador Romeu Zema de deixar o maior legado de infraestrutura da história do nosso estado”, declarou.
Kommentare