top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Praças de pedágio na MG-290 começam a operar em dezembro




A EPR Sul de Minas informa que, a partir de zero hora do dia 09 de dezembro, será iniciada a operação das praças de pedágio localizadas na MG-290 em Borda da Mata – km 34,5 e Ouro Fino – km 71,1. O local já funciona em formato educativo para preparação e divulgação aos usuários. O valor da tarifa básica praticado em todas as praças é de R$9,20.

Outro recurso importante, que estará disponível aos usuários, é o desconto de usuário frequente – DUF. Um mecanismo de descontos progressivos, disponibilizado para condutores de veículos leves, que optarem pela passagem na via automática com TAG. Na primeira passagem pelo pedágio será cobrado o valor integral da tarifa e a partir da segunda passagem pela mesma praça e no mesmo sentido o desconto já será aplicado. O abatimento do valor da tarifa é realizado até a 30ª passagem, no intervalo de um mês. No período subsequente, o ciclo de descontos retorna do início. A tabela com os descontos e operadoras de pagamento automático estão disponíveis no site www.eprsuldeminas. com.br.
Além do DUF, estarão disponíveis aos usuários as formas de pagamento via cartão de crédito ou débito, vale pedágio e dinheiro.

Orientações aos usuários
Os usuários devem ficar atentos a algumas dicas para que trafeguem de maneira ágil e segura pelas praças de pedágio. A EPR Sul de Minas reforça a importância do respeito à sinalização, como no caso da velocidade máxima permitida na praça de pedágio (40 km/h) e da distância de segurança que deve ser respeitada entre os veículos (30 metros).

Os motoristas devem ficar atentos à sinalização para que usem as pistas adequadas na praça de pedágio. Exemplo disso são as faixas exclusivas para pagamento automático, que estão acessíveis àqueles que já possuem o dispositivo eletrônico instalado no veículo. Lembrando que, para que a leitura da TAG não fique prejudicada, é necessário respeitar a sinalização indicada na praça sobre velocidade permitida e distância do veículo à frente, além de garantir que o dispositivo eletrônico tenha sido instalado de maneira correta.

No caso do pagamento direto, é recomendável que os usuários tenham o dinheiro separado antes de chegarem às cabines de cobrança, o que agiliza o atendimento e evita retenções.

Localização das praças de pedágio
PP 01 – BR – 459 - Caldas – km 40,5
PP 02 – BR – 459 - Senador José Bento – km 80,9
PP 03 – BR – 459 - Santa Rita do Sapucaí – km 117,3
PP 04 – MGC – 146 - Poços de Caldas – km 622,8
PP 06 – MG-290 – Borda da Mata – km 34,5 – início em 09/12
PP 07 – MG-290 – Ouro Fino – km 71,1 – início em 09/12
Em caso de dúvidas ou para solicitação de atendimento médico ou mecânico, os usuários da rodovia devem ligar para o telefone 0800 290 0459. A ligação é gratuita e o serviço está disponível 24 horas e todos os dias.

Investimentos
O valor de tarifas é pré-estabelecido em edital de licitação pelo poder concedente, para viabilizar os investimentos previstos ao longo do contrato de concessão e garantir a realização do pacote de investimentos, que contemplam a construção de mais de 335km de acostamentos em todo trecho, faixas adicionais na BR-459, vias marginais, contorno viário, melhorias de acessos, dispositivos de retornos, travessias de pedestres, além de recuperação e constante manutenção do pavimento, drenagem, sinalização e outros elementos para ampliar e garantir a segurança dos usuários.

Visando a segurança dos usuários, a concessionária também implantou defensas metálicas para proteção de obstáculos fixos às margens da rodovia e em trechos de curvas acentuadas. Essa iniciativa faz parte dos trabalhos iniciais de recuperação das rodovias e ampliação do conforto e trafegabilidades dos condutores.

Vale destacar que, desde março, foram concluídos limpeza de vegetação nos 454,3 km contempladas pela concessão e mais de 240 quilômetros de correção dos pavimentos, além da implantação/ substituição de mais de 1.600 placas de sinalização de trânsito, reparos e desobstruções das drenagens existentes e a recuperação de guarda corpo de pontes e viadutos.
Além disso, foram gerados mais de mil postos de trabalho diretos e indiretos.

Comments


bottom of page