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Prazo para confirmação de matrícula na rede estadual termina no dia 10/1

Reprodução
Estudantes e responsáveis têm até o dia 10/1 para confirmar as matrículas do Cadastro Escolar 2025, de forma presencial, nas escolas da rede pública estadual de ensino. Os inscritos alocados pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), devem comparecer à instituição de ensino designada para apresentar os documentos necessários para confirmar a sua vaga. 

“A vaga na rede pública é garantida somente com a matrícula efetiva. É fundamental que todos os estudantes compareçam à escola indicada com a documentação necessária”, destaca a superintendente de Organização Escolar e Informações Educacionais, Simone Emerick.
Para comprovar os dados informados na inscrição do Cadastro Escolar, os pais, responsáveis ou os próprios estudantes devem comparecer à escola portando os documentos que constam na Resolução SEE Nº 5.058, que seguem, abaixo: 

  • Documento de Identidade (ou equivalente como Certidão de Nascimento/Casamento do estudante) – Original e cópia
  • CPF – Original e cópia
  • Comprovante de Residência em nome de um dos pais/responsáveis ou do estudante, caso seja maior de idade
  • Histórico Escolar ou Declaração de Transferência para o candidato/estudante contemplado com vaga a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, com indicação do ano de escolaridade que está habilitado a cursar em 2025, ficando o documento original na escola
  • Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao Ensino Médio brasileiro, para o candidato/estudante que for ingressar no curso técnico na forma subsequente
  • – Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio, para o estudante que for ingressar no curso técnico na forma concomitante
  •  Cartão da Criança atualizado ou Caderneta de Saúde atualizada para os estudantes com até 10 anos de idade, original e cópia

Os candidatos podem conferir para qual escola o estudante foi direcionado pelo site do Cadastro Escolar. As secretarias das escolas estaduais atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 
Caso o estudante tenha sido direcionado para uma escola da rede municipal, a família deve observar os prazos definidos por cada cidade e entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação para efetivar a matrícula.

Vagas remanescentes
Os estudantes que perderam o prazo de inscrição entre os meses de outubro e novembro, poderão tentar uma vaga a partir de 21 a 31/1 de 2025, no próprio site do Cadastro Escolar. Nesse caso, o encaminhamento dependerá da disponibilidade de vagas nas escolas próximas ao endereço informado.
Ano letivo 2025 

Conforme publicado em outubro no Diário Oficial de Minas Gerais, a Resolução SEE Nº 5.056/2024, que estabelece o Calendário escolar de 2025 da rede estadual pública de ensino, o ano letivo terá início no dia 10/2, em todas as mais de 3.400 escolas da rede estadual. 

Fonte: EducaçãoMG.

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