top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Prazo para regularizar título e votar em 2026 termina em 6 de maio do próximo ano

  • gazetadevarginhasi
  • 9 de mai.
  • 2 min de leitura
Prazo para regularizar título e votar em 2026 termina em 6 de maio do próximo ano
Divulgação
Título de eleitor deve ser regularizado até 6 de maio de 2026 para votação nas próximas eleições.

Embora as eleições gerais só aconteçam em 4 de outubro de 2026, o prazo para regularização do título eleitoral termina em 6 de maio do mesmo ano. Até essa data, eleitores poderão emitir a primeira via, transferir o domicílio eleitoral, atualizar dados e realizar o cadastramento biométrico.

A recomendação do TRE-MG é que os cidadãos se antecipem para evitar filas e garantir a participação na escolha dos novos deputados, senadores, governador e presidente da República. O fechamento do cadastro eleitoral, previsto na legislação, ocorre 150 dias antes do pleito, para que a Justiça Eleitoral possa organizar o processo de votação.

O prazo não se confunde com o limite para quem faltou e não justificou ausência em três eleições consecutivas. Esses eleitores devem pagar as multas até 19 de maio de 2025, sob risco de cancelamento do título.

O atendimento pode ser feito online, pelo Autoatendimento Eleitoral, ou presencialmente nos cartórios. São exigidos documentos como identidade, CPF (se houver), comprovante de residência e, no caso de homens que completam 19 anos em 2026, o certificado de quitação militar. No pedido online, é necessário anexar uma selfie segurando o documento de identidade.

No atendimento presencial, que funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, o cidadão já sai com o título em mãos. O agendamento pode ser feito pelo site do TRE-MG ou pelos telefones 148 e (31) 2116-3600.

O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos. Jovens que completarão 18 anos até o dia da eleição devem emitir o título até maio de 2026, enquanto adolescentes que completarem 16 anos até essa data já podem solicitar o documento para votar facultativamente.
Fonte: TRE

コメント


Gazeta de Varginha

bottom of page