Prefeitura de Três Corações decreta situação de emergência pelo aumento de casos de dengue
O decreto firma a instalação do Ambulatório Especializado para Atendimento de Arboviroses e determina a notificação de proprietários para manter imóveis limpos.
A administração municipal de Três Corações, Minas Gerais, emitiu um decreto declarando situação de emergência em saúde pública devido ao aumento significativo de casos de dengue. O referido documento foi oficializado nesta terça-feira (5) e divulgado na quinta-feira (7) pela gestão local.
A medida terá uma validade inicial de 90 dias, podendo ser prorrogada por mais 90 dias, totalizando até 180 dias. O decreto visa facilitar a aquisição ágil de insumos necessários para o tratamento dos pacientes e a contratação de serviços ou bens essenciais.
Além disso, o decreto estabelece a criação do Ambulatório Especializado para Atendimento de Arboviroses de Três Corações, localizado junto à Clínica da Mulher, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de monitorar e gerenciar a emergência em saúde pública declarada.
Como parte das medidas, os proprietários de terrenos e edifícios foram notificados para manter suas propriedades constantemente limpas, livres de acúmulo de lixo e materiais desnecessários, e sem criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Essa notificação abrange todos os tipos de propriedades, sejam elas residenciais, comerciais, industriais ou relacionadas a serviços educacionais. O descumprimento dessas medidas poderá resultar na aplicação de multas mediante a lavratura de autos de infração.
De acordo com o último boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) na segunda-feira (4), Três Corações registrou 482 casos prováveis de dengue.
Vale ressaltar que o Governo de Minas também declarou emergência devido ao alto número de casos de dengue no final de janeiro. Pelo menos 11 cidades do Sul de Minas também decretaram emergência em saúde pública devido à dengue, incluindo Campanha, Carvalhos, Guaxupé, Itamonte, Monte Belo, Machado, Passos, São José do Alegre, Varginha, Andradas e Três Corações.
Comments