A Prefeitura de Varginha, através da Vigilância Ambiental, deu início nesta segunda-feira, 19 de agosto, ao 3º Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa) deste ano. O levantamento, que ocorre em todo o território nacional, é realizado em cidades com mais de 2 mil imóveis com índice de infestação e consiste em visitar 20% dos quarteirões sorteados pelo programa do Ministério da Saúde.
Durante as visitas aos imóveis, Agentes de Combate às Endemias e Agentes de Vigilância em Saúde fazem o tratamento e eliminação de focos do mosquito, além de coletar larvas e pupas encontradas. Esses exemplares são enviados ao laboratório do Setor de Vigilância Ambiental, onde são analisados e identificados. As informações coletadas são inseridas em um sistema do Ministério da Saúde, que classifica o município como de Baixo, Médio ou Alto Risco de infestação.
No último levantamento, realizado em maio, Varginha foi classificada como Baixo Risco, embora tenha registrado 15 focos de Aedes aegypti e um foco de Aedes albopictus. O bairro com maior número de focos foi o Sion, com os principais criadouros sendo pratinhos de plantas e ralos.
Orientações à População
A Prefeitura alerta a população para redobrar os cuidados na prevenção dos focos do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. É recomendado que todos dediquem, pelo menos, 10 minutos por semana para verificar as áreas internas e externas de seus imóveis, eliminando qualquer depósito de água parada. Antes de viajar, moradores devem tampar vasos sanitários, cuidar do tratamento adequado de piscinas, verificar e tampar caixas d'água, vedar ralos e caixas de gordura, além de colocar areia ou gel umidificante nos pratinhos das plantas e evitar plantas aquáticas.
Mutirão de Limpeza no Bairro Santana
Paralelamente ao LIRAa, a Prefeitura informa que na quarta-feira, 21 de agosto, terá início um mutirão de limpeza no Bairro Santana. Os moradores são orientados a realizar uma faxina e colocar na calçada, até às 7h da manhã, todo material inservível para recolhimento.
O LIRAa se estenderá até a quarta-feira, 21 de agosto.
Fonte: PMV
Comentários