top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Prefeitura demite 20 funcionários de UPA onde homem morreu esperando atendimento

Reprodução
A Prefeitura do Rio de Janeiro demitiu 20 funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade de Deus, localizada na zona oeste, após a morte de um homem que aguardava atendimento.

Entre os demitidos estão médicos, enfermeiros e recepcionistas. José Augusto Mota da Silva, de 32 anos, faleceu na última sexta-feira (13). Imagens feitas por outros pacientes mostram o homem desacordado na sala de espera, depois de chegar à unidade em estado de dor intensa. Testemunhas afirmam que houve uma demora no atendimento por parte da equipe médica.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que os profissionais dispensados foram substituídos por novos servidores convocados por concurso público da RioSaúde, a empresa pública da prefeitura.

Além disso, concursados que haviam solicitado transferência também devem ocupar vagas na UPA da Cidade de Deus.

De acordo com a secretaria, os profissionais de saúde relataram que o paciente entrou na unidade consciente e caminhando, acompanhado de um acompanhante que não podia ficar no local. Dados do sistema indicam que a classificação de risco ocorreu por volta das 20h30, e a equipe médica foi acionada logo após o paciente perder a consciência.

O homem foi levado à sala de atendimento intensivo, onde veio a falecer devido a uma parada cardiorrespiratória.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, declarou nas redes sociais que os funcionários demitidos também serão alvo de sindicância e denunciados aos conselhos de classe. "É inaceitável que não tenham reconhecido a gravidade da situação", afirmou o secretário.

O Cremerj (Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro) anunciou que irá investigar o caso, garantindo o respeito ao processo legal e o direito de defesa dos envolvidos.

Em uma nota, o conselho expressou preocupação com decisões rápidas como as demissões, que podem não considerar todos os detalhes importantes do ocorrido e comprometer os direitos dos profissionais.

A UPA da Cidade de Deus teve uma despesa de R$ 718.109,57 com salários em novembro deste ano. A unidade, que funciona 24 horas, está localizada próxima à comunidade da Cidade de Deus e atende também a outras áreas do bairro de Jacarepaguá, um dos mais densamente povoados da cidade.

Fonte: O Tempo

Comments


bottom of page