top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Prefeitura e Secretaria de Desenvolvimento Econômico assinam acordo para adesão ao programa Cidades do Futuro




Durante solenidade realizada no salão do Inprev, nessa segunda-feira, 17, a Prefeitura de Varginha, representada pelo prefeito Vérdi Melo e a Secretaria de estado de Desenvolvimento Econômico, representada pelo subsecretário de ciências, tecnologia e inovação, Bruno Oliveira Araújo, assinaram, em conformidade com a Lei Federal 14.133/21, que dispõe sobre estimulo ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica, acordo de cooperação técnica visando a implementação do programa ‘cidades do futuro’ junto ao município, por meio do acesso a soluções tecnológicas para a digitalização de serviços e processos, ao pacote normativo para estímulo local à inovação, do apoio para o amadurecimento da maturidade municipal em cidades inteligentes e da assistência para o incentivo ao ecossistema local de inovação.

O “Programa Cidades do Futuro” é uma peça fundamental na estratégia de inovação e desenvolvimento econômico. Seu principal objetivo é impulsionar a inovação, fortalecer os ecossistemas de inovação e promover o desenvolvimento de cidades inteligentes. Isso visa preparar o município para desempenhar um papel crucial no avanço tecnológico de Minas Gerais. Isso é alcançado por meio de colaborações entre os setores público, privado e acadêmico, promovendo a implementação de tecnologias de ponta em diversos setores. Isso não só impulsiona a economia, mas também melhora significativamente a qualidade de vida dos cidadãos.

A ação conjunta se sustentará em 5 pilares, quais sejam:
I Disponibilização de serviços que apoiam processos de inovação e de digitalização das prefeituras municipais, especialmente por meio de startups e empresas de tecnologia;
II Pacote normativo voltado a facilitar a aquisição de soluções tecnológicas pelo poder público e estímulo ao ambiente de negócios de inovação do município;
III Apoio ao desenvolvimento e aumento da maturidade de cidades inteligentes junto ao município;
IV Apoio ao desenvolvimento do ecossistema de inovação local ou ao Sistema Municipal de Inovação;
V Capacitação dos servidores municipais.

Na oportunidade o prefeito Vérdi lembrou que Varginha foi o primeiro município a assinar o Decreto de Liberdade Econômica, que estabelece normas de proteção à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica e disposições sobre a atuação do Estado como agente normativo e regulador. Vérdi ainda pontuou ações já implementadas pela administração, como a instalação de usinas fotovoltaicas em todos os prédios da Educação, a instalação de Câmeras de segurança com reconhecimento facial, a substituição das lâmpadas de sódio por luminárias de LED em toda cidade, e, agora, iniciou a construção de uma mini usina geradora de energia fotovoltaica no estádio municipal Dilzon Melo, no bairro padre Vítor, considerada uma das maiores minis geradoras públicas. “53 municípios mineiros já aderiram ao programa e Varginha está entre elas”, destacou o prefeito.

A solenidade contou também com a presença do Prefeito de Campanha, Roberto Silva, que também assinou o Acordo para seu município. Participaram o vice-prefeito Leonardo Ciacci, o empresário Breno Paiva, do Porto Seco, o diretor do Hospital Regional, João Carlos Ottoni, os secretários Municipais de Prefeitura de Varginha, Luciano Ferrono, Tecnologia da Informação, Ricardo Takei, Desenvolvimento Econômico, e dos técnicos Júlio Faiz (TI da Prefeitura de Varginha) e (Nivaldo da Silva), setor de captação de recursos da Prefeitura de Varginha.

Comments


bottom of page