Presídio de Varginha Estabelece Parceria com Magneti Marelli para Emprego de Mão de Obra Carcerária
As unidades prisionais administradas pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) têm se tornado cada vez mais atrativas para parcerias com a iniciativa privada, visando a utilização de mão de obra carcerária. Um exemplo recente é o Presídio de Varginha, no Sul de Minas, que firmou uma parceria com a multinacional de peças automotivas Magneti Marelli. As atividades, que envolvem o trabalho de presos na embalagem de peças do Centro de Distribuição da empresa, iniciaram na última semana.
Atualmente, três presos estão envolvidos na operação dentro do presídio, mas a expectativa é de expansão, tanto em termos de espaço quanto de número de trabalhadores. "Estamos muito otimistas com esta parceria, pois a Marelli é uma empresa conceituada no mercado. O fato de termos sido procurados indica um bom nível de confiança que o Depen conquistou, especialmente em termos de humanização e na classificação dos presos para atividades laborais", afirma Fredson Ferreira, diretor do Presídio de Varginha.
Os presos trabalham de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e têm direito à remissão de pena, reduzindo um dia da pena a cada três dias trabalhados. Além disso, recebem 3/4 do salário mínimo e uma cesta básica mensal, que pode ser retirada por um parente previamente cadastrado e autorizado pela direção da unidade. O termo de parceria tem validade de um ano, com possibilidade de renovação anual.
Comments