top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Presidente do Conselho Nacional do Café visita Varginha para implementação do Programa Café Produtor de Água




Nos dias 01 e 02 de julho, Varginha receberá o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, para tratar sobre o Programa Café Produtor de Água. Durante a agenda, o presidente do CNC participará de reuniões com o presidente da Minasul, José Marcos Rafael Magalhães, e gravará programas na cooperativa.

Durante o encontro em Varginha, serão discutidos os detalhes para implementação do programa em aproximadamente 30 municípios da região, visando não apenas a sustentabilidade ambiental, mas também o fortalecimento da comunidade cafeicultora. Também participarão da reunião o presidente do Sicoob Credivar, Renato Paiva, e outras lideranças regionais e da cafeicultura.

Ainda na visita, o presidente do CNC participará de podcasts da Minasul, esclarecendo sobre o Programa Café Produtor de Água e discutindo práticas agrícolas responsáveis e eficientes. A cooperativa tem investido na produção de conteúdos digitais para informação e orientação de produtores, fomentando boas práticas, produtividade, qualidade dos grãos e desenvolvimento regional.

O Programa Café Produtor de Água, iniciado em 2021, expandiu-se após o sucesso do projeto piloto em Alpinópolis. Sob a liderança do CNC e com o apoio de diversos parceiros como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), prefeituras municipais, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB – Sescoop), Banco Sicoob, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e EMATER-MG, o programa visa promover práticas sustentáveis no cultivo de café. O foco é a preservação ambiental, recuperação de estradas rurais e melhoria da qualidade de vida da população rural, através de iniciativas como o reflorestamento de áreas de preservação permanente e construção de bacias de contenção.

Comments


bottom of page