top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Previsão aponta que safra de café do Brasil em 2025 pode superar expectativas

Reprodução
Reprodução
A produção de café do Brasil em 2025, o maior exportador mundial do grão, deve superar as expectativas iniciais, segundo especialistas. As chuvas intensas que seguiram a pior seca já registrada no ano passado melhoraram significativamente as condições das plantações, o que pode resultar em uma safra melhor do que a prevista.

Uma produção mais robusta do que a esperada no Brasil pode aliviar a escassez global de café, que levou os preços do produto a níveis recordes nesta semana.

Embora a safra de 2025 ainda deva ser menor que a de 2024 e muito abaixo do recorde de quase 70 milhões de sacas em 2020, ela não será tão ruim quanto muitos analistas previam no final do ano passado, quando a seca havia prejudicado a vitalidade das plantações.

“O que estamos ouvindo de forma geral é que a produção será maior do que se pensava inicialmente”, disse o diretor de um grande exportador no Brasil. “As chuvas demoraram a chegar, mas, desde que começaram, não pararam mais. Será uma safra de boa qualidade”, acrescentou.

Comerciantes também estão otimistas quanto à qualidade dos grãos, que devem ser maiores, o que pode melhorar o rendimento da conversão (a quantidade de cerejas necessárias para fazer uma saca). As estimativas mais recentes de traders e analistas indicam uma safra ligeiramente inferior à do ano passado, mas as revisões já estão em andamento. "Nossa equipe está em campo neste momento.

Devemos atualizar nosso relatório nos próximos 30 dias", afirmou Tomas Araujo, da corretora StoneX.

Jonas Ferraresso, agrônomo que presta consultoria a cafeicultores, visitou algumas fazendas na semana passada e constatou um aumento significativo na vitalidade das plantações. Ele acredita que novas avaliações podem indicar uma safra de 5% a 10% maior do que o esperado inicialmente, embora ainda seja considerada uma safra de desempenho médio a ruim.

Fonte:Infomoney

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page