PRF aponta aumento de 88% nos crimes ambientais na Amazônia Legal em um ano
Entre agosto de 2023 e setembro de 2024, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um aumento de 88% nos crimes ambientais na Amazônia Legal em comparação ao mesmo período anterior. Este crescimento está associado, segundo a PRF, à intensificação das operações de fiscalização na região, impulsionada pelo Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Amas), iniciado em julho de 2023.
Com o Plano Amas, o número de operações de fiscalização aumentou em 148%. Foram abordadas 28 mil pessoas e mais de 28 mil veículos, dobrando os índices de abordagem em relação ao ano anterior. Apreensões de minérios e madeira também cresceram significativamente, 170% e 65%, respectivamente. Equipamentos usados em atividades ilegais, como balsas e helicópteros, foram destruídos, gerando prejuízos consideráveis ao crime organizado.
O Plano Amas é financiado por R$ 1,2 bilhão do Fundo Amazônia, sob a gestão do BNDES, e visa conter a degradação que afeta a Amazônia Legal, uma região que ocupa 58% do território brasileiro e inclui estados do Norte, Centro-Oeste e Nordeste.
Comments