PRF Registra Aumento de 88% em Crimes Ambientais na Amazônia Legal com Intensificação de Fiscalizações
gazetadevarginhasi
30 de out. de 2024
1 min de leitura
Reprodução
Entre agosto de 2023 e o final de setembro de 2024, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um aumento de 88% nas ocorrências de crimes ambientais na Amazônia Legal em comparação aos 14 meses anteriores. Segundo a PRF, esse crescimento se deve à intensificação das ações de vigilância estabelecidas pelo Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Amas).
Instituído em julho do ano passado, o Plano Amas visa combater variados crimes ambientais na região, e desde então, o número de operações de fiscalização aumentou cerca de 148%. Com isso, as ocorrências de crimes ambientais saltaram de 932 para 1.754 casos. A quantidade de pessoas fiscalizadas passou de 13.226 para mais de 28 mil, enquanto o total de veículos abordados cresceu de 13.526 para 28.607.
As apreensões de minérios aumentaram em mais de 170%, e as de madeira subiram 65%. Em nota, a PRF ressaltou o impacto sobre o crime organizado com a apreensão e inutilização de equipamentos usados no garimpo ilegal, incluindo balsas, tratores e até helicópteros.
O Plano Amas contará com um investimento de R$ 1,2 bilhão, oriundos do Fundo Amazônia e administrados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A Amazônia Legal cobre 58% do território brasileiro, abrangendo nove estados das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste.
Comentários