top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

PRF resgata pássaros silvestres em condições precárias durante fiscalização na Fernão Dias

As aves foram apreendidas e encaminhadas para a Polícia Militar Ambiental da cidade de Oliveira para os devidos cuidados, identificação técnica e demais medidas cabíveis.


Foto: Polícia Rodoviária Federal
Na manhã de quarta-feira (14/02), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) efetuou o resgate de dois pássaros silvestres no km 609 da BR-381, no município de Oliveira. A intervenção ocorreu após a abordagem a um veículo VW/Virtus conduzido por um homem de 38 anos.

Durante a fiscalização, os policiais encontraram uma pequena caixa de sapatos contendo duas aves da fauna silvestre, conhecidas como maritacas. Os pássaros estavam alojados sem alimento, água e espaço para movimentação, além de não possuírem anilha de identificação, indicando que foram capturados na natureza.

Ao ser questionado, o condutor afirmou ter adquirido os pássaros na cidade de Campo do Meio, com a intenção de levá-los para Belo Horizonte.

Diante dos fatos, constatou-se a ocorrência dos crimes previstos no Art. 29 (capturar, perseguir, caçar ou apanhar espécimes da fauna silvestre...) e no Art. 32 (praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres...), ambos da Lei 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). As aves foram apreendidas e encaminhadas à Polícia Militar Ambiental de Oliveira (MG) para os devidos cuidados, identificação técnica e providências cabíveis.

Comments


bottom of page