top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Primeira parte das obras do Hospital do Câncer de Pouso Alegre será entregue até maio

As obras começaram no fim de 2021 e a expectativa inicial era de que o prédio fosse concluído em abril do ano passado.


Parte do Hospital Oncológico de Pouso Alegre (MG) já tem data para começar os atendimentos. O primeiro andar vai ser entregue até maio. As obras começaram no fim de 2021 e a expectativa inicial era de que o prédio fosse concluído em abril do ano passado.

O térreo é o primeiro de cinco pavimentos da estrutura que é um anexo ao Hospital Regional de Pouso Alegre, o Hospital das Clínicas Samuel Libânio.

Primeira parte das obras do Hospital do Câncer de Pouso Alegre será entregue até maio — Foto: Divulgação
A construção é em um sistema pré-moldado específico para prédios mais altos e com pilares e vigas que facilitam o transporte.

"A parte estrutural do hospital oncológico está pronta. O que nós estamos fazendo é por lances. O andar térreo já está com as paredes posicionadas. Ele será destinado ao atendimento ambulatorial", explica Alexandre Hueb, diretor técnico do hospital Samuel Libânio.

Depois que o térreo ficar pronto, a previsão é de que a cada nove meses um novo andar seja concluído. O próximo andar a ser inaugurado é o da quimioterapia e, na sequência, a ala de internação.

"Isso será inaugurado depois do carnaval, em um cenário um pouco mais avançado em maio deste ano. Eu dou a minha palavra, porque eu vou lá todos os dias. Então, é pouco provável que passe de maio. A hora que nós começarmos a transferir o atendimento ambulatorial para o hospital oncológico, nós diminuiremos a quantidade de pacientes no Hospital Samuel Libânio, e poderemos acolher melhor parte da população. Ato contínuo, a obra continua, e vai ser entregue, posicionado, andar por andar", completa.

Com tudo pronto, serão necessários de R$ 5 a 8 milhões a mais para o funcionamento do hospital oncológico. Esse é um dinheiro que deverá vir do Governo Federal porque é uma instituição vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, ainda não há a liberação da verba.

Hospital Oncológico


A unidade foi orçada em R$ 30 milhões e deve atender 53 municípios da região de Pouso Alegre. O hospital terá 100 novos leitos para o tratamento de câncer.

Para a construção do Hospital Oncológico Samuel Libânio, a prefeitura doou um terreno de 2,8 mil metros quadrados para a construção da unidade. Ao todo, serão cinco pavimentos e mais de 11 mil metros quadrados de construção.

Novo Hospital do Câncer terá 100 novos leitos para tratamento oncológico em Pouso Alegre — Foto: Reprodução EPTV
O prédio também terá um heliponto e toda estrutura para fazer o tratamento oncológico, exames e cirurgias.

Quando foi anunciado, em setembro de 2021, havia a expectativa de que a unidade ficasse pronta em abril do ano passado.

Em maio de 2022, no entanto, as obras estavam em fase de capeamento e concretagem e havia a previsão de que esta etapa fosse concluída até julho do ano passado.

FONTE:G1

Comments


bottom of page