Procon-MPMG leva reunião a Poços de Caldas e reforça descentralização das ações de defesa do consumidor em Minas
- gazetadevarginhasi
- 1 de nov.
- 2 min de leitura

Procon-MPMG promove encontro histórico em Poços de Caldas e reforça descentralização das ações de defesa do consumidor.
O Procon-MPMG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), realizou, na última quinta-feira (30/10), em Poços de Caldas, a 2ª Reunião de 2025 da Coordenação com as Coordenadorias Regionais de Defesa do Consumidor. O encontro marcou um momento inédito: foi a primeira edição do evento fora da capital mineira, consolidando o processo de descentralização das ações de defesa do consumidor no estado.
De acordo com o coordenador do Procon-MPMG, promotor de Justiça Luiz Roberto Franca Lima, a escolha do local reflete o compromisso do órgão em estreitar laços com as diferentes regiões de Minas Gerais.
“O caráter simbólico dessa escolha está na íntima relação entre o local do encontro e os princípios que norteiam as ações desta Coordenação. O Procon-MPMG decidiu abandonar o conforto do gabinete para percorrer as estradas que levam às diversas regiões do estado”, destacou o promotor.
A solenidade de abertura contou também com a presença do corregedor do MPMG, Marco Antônio Lopes, e do subcorregedor Carlos Alberto da Silveira Isoldi Filho.
Fortalecimento das Coordenadorias Regionais
O encontro destacou a importância das Coordenadorias Regionais de Defesa do Consumidor, fundamentais para a articulação entre o Procon-MPMG e os órgãos municipais de proteção. Essas unidades ampliam a capilaridade do Ministério Público e garantem respostas mais rápidas e eficazes às demandas dos cidadãos.
Entre os temas abordados, foram discutidas melhorias estruturais, estratégias de atuação e integração institucional para fortalecer o sistema estadual de defesa do consumidor.
Temas em pauta
Durante a reunião — realizada em formato híbrido — foi apresentado um vídeo institucional com os principais projetos de 2025 e metas para 2026. Entre os assuntos debatidos, destacaram-se:
Calendário de Ações Educacionais para 2026;
Novo sistema de cálculo de multas, acompanhado de material audiovisual explicativo;
Discussões jurídicas e notas técnicas sobre temas como:
Competência dos Procons para solicitar informações a instituições financeiras;
Responsabilidade das plataformas de marketplace;
Atuação de profissionais optometristas sob a ótica da proteção ao consumidor.






Comentários