Produção manufatureira dos EUA cresce 0,9% em fevereiro e supera expectativas
gazetadevarginhasi
18 de mar.
2 min de leitura
Reprodução
A produção manufatureira dos Estados Unidos avançou 0,9% em fevereiro, superando as expectativas do mercado, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (18) pelo Federal Reserve. O resultado veio acima da projeção de economistas consultados pela Reuters, que esperavam um aumento de 0,3%. O número de janeiro também foi revisado para cima, de uma queda de 0,1% para um crescimento de 0,1%.
Na comparação anual, a produção manufatureira subiu 0,7% no mês passado. O setor, que representa 10,3% da economia dos EUA, tem mostrado recuperação desde que o Fed iniciou cortes na taxa de juros em setembro. Apesar disso, economistas do J.P. Morgan apontam que as tarifas comerciais impostas durante o governo de Donald Trump não resultaram em melhorias de longo prazo para a indústria.
O Federal Reserve deve manter os juros na faixa de 4,25% a 4,50% na reunião desta quarta-feira, após reduzi-los em um ponto percentual desde setembro. O banco central segue monitorando os efeitos das políticas econômicas recentes.
Dentre os segmentos da indústria, o setor automotivo teve forte crescimento: a produção de veículos e peças avançou 8,5% após dois meses de quedas. Os bens duráveis registraram alta de 1,6%, impulsionados pela fabricação de produtos de longa duração. Já os bens não duráveis tiveram leve alta de 0,2%, com o avanço na produção química compensando perdas em alimentos, bebidas e tabaco.
O setor de mineração também registrou alta expressiva de 2,8% em fevereiro, após um recuo de 3,2% no mês anterior. Em contrapartida, a produção de serviços públicos caiu 2,5%, reflexo da redução na demanda por aquecimento devido ao aumento das temperaturas.
Já a produção industrial como um todo, que inclui manufatura, mineração e serviços públicos, cresceu 0,7% no mês, acumulando alta de 1,4% em relação a fevereiro de 2024.
Comentarios