top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Programa de Doação de Fertilizantes impulsiona agricultura familiar em Minas Gerais

Programa de Doação de Fertilizantes impulsiona agricultura familiar em Minas Gerais
Reprodução
Após um ano de implementação, o Programa de Doação de Fertilizantes para a agricultura familiar do Governo de Minas já apresenta resultados positivos para os produtores rurais. A iniciativa, que busca melhorar a fertilidade do solo e aumentar a produtividade das lavouras, tem beneficiado agricultores como Raílson Pereira Barbosa, de Virginópolis. Em outubro do ano passado, ele recebeu cerca de 4 toneladas de agrosilício, aplicado em cultivos de hortaliças, milho, limão, banana e pastagem.

“Tive um resultado excelente, a absorção no solo foi muito boa e a terra ficou mais macia. O impacto na produção de moranga japonesa foi surpreendente. Também percebi melhorias nas lavouras de milho para silagem e na pastagem usada na alimentação das vacas leiteiras e na criação de machos para venda. Gostaria de aplicar mais fertilizante em outras áreas da propriedade”, afirmou o produtor.

Além da produção de leite destinada a uma cooperativa, Raílson comercializa frutas e hortaliças em supermercados e sacolões, além de fornecer parte da colheita para escolas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Parceria e impacto na produção rural
O Programa de Doação de Fertilizantes é coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e a Harsco Environmental, responsável pela doação do insumo.

Neste primeiro ciclo, foram distribuídas 5,7 mil toneladas de fertilizante para 90 municípios, beneficiando 1,4 mil produtores em uma área total de 4,2 mil hectares. As culturas atendidas incluem café, cana-de-açúcar, grãos, frutas, olerícolas, forragens e silvicultura.

Segundo o subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa, Caio Coimbra, o programa fortalece a sustentabilidade da agricultura familiar e a competitividade do setor agropecuário.

“O agrosilício é um corretivo que melhora o solo em um terço do tempo necessário para o calcário, possibilitando aumento de produtividade de 2 a 3 vezes na mesma área. Além disso, contém cerca de 10% de silício, proporcionando maior resistência das plantas contra pragas e doenças. Isso gera economia, eleva a produção e garante renda sustentável ao agricultor”, destacou Coimbra.

Distribuição e novos ciclos do programa
O programa conta com o apoio das prefeituras municipais, responsáveis pela retirada e distribuição do fertilizante. A Emater-MG acompanha todas as etapas, desde a análise de solo até a aplicação do insumo.
Nesta nova fase, serão distribuídas mais 10 mil toneladas de fertilizante para agricultores familiares. Os interessados devem procurar os escritórios locais ou regionais da Emater-MG.

Por razões logísticas, o programa atende municípios situados em um raio de 300 km de Timóteo, no Vale do Aço, onde ocorre a retirada do fertilizante pelas prefeituras e agricultores cadastrados.
Fonte: Agência Minas

Comentarios


Gazeta de Varginha

bottom of page