Projeto Arte nas Águas de Minas Inicia Pintura Urbana em Reservatórios da Copasa, com Lançamento em Divinópolis
O projeto Arte nas Águas de Minas começa suas atividades nesta segunda-feira (28/10) em Divinópolis, região Central de Minas Gerais, com a realização de arte urbana no reservatório da Copasa na cidade. O lançamento oficial do projeto será marcado por um evento, às 16h, no próprio local. A iniciativa é apresentada pelo Ministério da Cultura, Copasa e Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (Appa – Cultura & Patrimônio), com apoio do Governo Federal através da Lei de Incentivo à Cultura.
O público poderá acompanhar o trabalho dos artistas selecionados pelo primeiro edital: Mika Ribeiro e William Pinguim. A dupla compartilhará o espaço com os artistas goianos Douglas de Castro e Renato Reno, do coletivo Bicicleta Sem Freio, conhecidos internacionalmente por suas obras vibrantes presentes em países como Índia, Estados Unidos, Espanha e Israel.
Como parte da programação, no dia 4/11, uma oficina de artes será oferecida a 30 estudantes da Escola Estadual Lauro Epifânio, do 8º ao 3º ano do ensino médio. O encerramento dessa etapa em Divinópolis e a inauguração da Galeria Aberta Arte nas Águas de Minas ocorrerá no dia 6/11, às 16h, no reservatório da Copasa, localizado na Rua Doutor Francisco Salomé, 708, bairro Interlagos.
Para Ludmilla Ramalho, coordenadora de projetos da Appa, o projeto é uma expressão significativa de arte urbana, uma das linguagens mais populares e acessíveis da atualidade. "Além do forte impacto visual que grandes murais trazem às cidades, a arte urbana permite que todos, de forma gratuita, apreciem as obras. Com mais de 250 metros quadrados de pinturas, o projeto Arte nas Águas de Minas chama atenção para a importância da preservação da água, tema essencial nos dias de hoje", destaca Ludmilla.
O projeto contempla a produção de 18 obras de arte em reservatórios da Copasa em seis cidades mineiras: Divinópolis, Contagem, Araxá, Pouso Alegre, Montes Claros e Coronel Fabriciano. As obras, centradas na temática da água e inspiradas em técnicas de muralismo e graffiti, serão assinadas por seis artistas de renome nacional e internacional e por 12 artistas locais, selecionados através de editais, com dois artistas por cidade.
Comments