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Projeto piloto do ‘Nosso Mercado’ será inaugurado no Sul de Minas


Na sexta-feira (22/3), em Nepomuceno, no Sul de Minas, será inaugurado o Mercado Municipal Sílvio Lucas, construído na antiga rodoviária da cidade. O centro comercial foi o primeiro a passar por todas as fases do projeto ‘Nosso Mercado’, um esforço conjunto entre o Sebrae Minas e a Prefeitura Municipal. A iniciativa prevê a implementação de um modelo de gestão mais adequado às necessidades do município, impulsionando o comércio, gastronomia e turismo na região, além de criar oportunidades de emprego e aumento da renda da população.

Em 2021, teve início a construção do mercado em Nepomuceno, como parte de uma iniciativa da prefeitura para revitalizar um dos principais pontos da cidade: a antiga rodoviária - situada na Rua Capitão Francisco Lima, 45, no Centro -, desativada desde 2015.

Em agosto de 2023, o poder público municipal estabeleceu uma parceria estratégica com o Sebrae Minas para a implementação do modelo ideal de gestão, operação e manutenção do novo centro comercial. Assim foi criado o projeto ‘Nosso Mercado’. “Depois de muita luta conseguimos finalizar a construção do prédio. Porém, tínhamos ainda pela frente um grande desafio: como o mercado iria funcionar? Foi então que procuramos o Sebrae Minas para nos ajudar a encontrar uma solução que oferecesse um modelo administrativo que conduzisse a uma melhor gestão do mercado”, explica a prefeita de Nepomuceno, Iza Menezes.

A primeira ação do projeto foi a realização de um estudo técnico de viabilidade, baseado nas necessidades, dificuldades e expectativas da prefeitura, comerciantes e da própria população. O Sebrae Minas também mobilizou e apoiou a formação da governança local com a criação da Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal de Nepomuceno (ACMMN).

“A importância da associação está vinculada à união e representatividade dos interesses dos comerciantes, entre eles, a melhoria da infraestrutura do mercado, oferecendo maior comodidade e conforto aos nossos clientes. Nosso objetivo é fazer do mercado um ponto de encontro para aqueles que querem conhecer os sabores e aromas da nossa terra de forma única”, com a presidente da ACMMN, Allana Bernardes.

Após esse trabalho, foi recomendada a implementação do modelo de autogestão do mercado. Neste caso, a administração municipal concede à entidade representativa dos comerciantes a responsabilidade pela gestão, operação, manutenção e organização do espaço. “Ninguém melhor que os próprios comerciantes para tomar decisões e propor soluções que garantam o cumprimento das normas, a qualidade dos produtos e a segurança dos visitantes”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

A consultoria do programa ‘Nosso Mercado’ resultou também na elaboração e divulgação do edital de seleção dos 12 estabelecimentos que funcionarão no mercado, entre eles: cafeterias, açougues, loja de presentes e hortifrutigranjeiro. Os comerciantes assim como as lideranças tiveram a oportunidade de participar de uma visita técnica ao Mercado Central de Belo Horizonte.

“Os participantes conheceram in loco boas práticas em gestão, operação, layout e infraestrutura do espaço, além do mix de produtos oferecido. Ao longo do projeto foram executadas ações para tornar os negócios mais competitivos, oferecendo um atendimento diferenciado e de excelência aos visitantes, e estimulando a economia local e a permanência da renda dentro do próprio município”, destaca Marcelo Silva.

O próximo passo dos comerciantes do mercado será a busca de novas parcerias e investimentos para capacitação nas áreas de gestão, marketing e finanças.

Ampliação do projeto
Além de Nepomuceno, outros cinco mercados municipais em Minas Gerais recebem o apoio do Sebrae Minas por meio do projeto ‘Nosso Mercado’. São eles: Itapecerica, Governador Valadares, Patos de Minas, Divinópolis e Brasília de Minas. Com exceção das cidades de Divinópolis e Itapecerica, os outros três centros comerciais já estão em funcionamento. Em 2024, outras oito cidades do estado, ainda não definidas, deverão ser beneficiadas pelas ações do projeto ‘Nosso Mercado’.

Como cada mercado apresenta suas próprias características e está em diferentes estágios de desenvolvimento gerencial e estrutural, o projeto 'Nosso Mercado' é adaptado à realidade de cada município. Assim, é possível que um mercado passe por todas as fases do projeto ou receba suporte apenas em determinadas etapas, dependendo das necessidades e grau de maturidade do ponto comercial.

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