Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória em 2025; saiba como funciona
gazetadevarginhasi
14 de jan.
1 min de leitura
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltou a exigir, a partir de janeiro de 2025, a realização da prova de vida para a manutenção de benefícios. A obrigatoriedade havia sido suspensa temporariamente em razão de uma portaria do Ministério da Previdência Social, que perdeu validade no final de 2024.
A prova de vida é um procedimento anual para comprovar que o beneficiário está vivo e, assim, evitar pagamentos indevidos. A comprovação será realizada com base em informações obtidas de bases governamentais e entidades parceiras, dispensando, em muitos casos, a presença física do beneficiário.
A novidade para 2025 é a mudança no prazo de realização. Agora, a prova de vida deve ser feita até dez meses após a última atualização ou realização do procedimento, e não mais de acordo com a data de aniversário do beneficiário.
Como funciona a prova de vida?A comprovação é feita por meio de dados compartilhados entre o INSS e outras instituições públicas ou privadas, como cadastros no SUS, atualização do CadÚnico, emissão de documentos como RG e CNH, ou até mesmo votação nas eleições. Em casos em que essas interações não sejam suficientes, o beneficiário pode ser convocado a realizar a prova de vida presencialmente em uma agência do INSS.
Os segurados podem consultar sua situação pelo aplicativo ou site do Meu INSS ou pela Central de Atendimento 135, garantindo que estejam em dia com o procedimento e que seus benefícios sejam mantidos.
Comments