top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Queimadas na Amazônia Causam Neblina de Fumaça em Diversas Cidades do Sul do Brasil

As queimadas que ocorrem na região amazônica estão provocando uma neblina de fumaça que, há vários dias, cobre diversas cidades do Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul, uma empresa gaúcha especializada em meteorologia, a fumaça tem origem na Amazônia, mas o Pantanal mato-grossense e países vizinhos, como a Bolívia, também contribuem para a poluição.

Essa fumaça migra do norte ao sul do país através de correntes de ar quente, formando um "rio atmosférico" que transporta as partículas. Em Porto Alegre, a população tem convivido com uma densa camada cinza no céu, reduzindo a visibilidade mesmo em dias ensolarados.

Manaus, a capital do Amazonas, também sofre com a qualidade do ar, que varia entre "ruim" e "muito ruim", de acordo com o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental. As queimadas sazonais, que começaram mais cedo neste ano, estão causando impactos em grande parte do país, com imagens de satélite mostrando a extensa circulação de fumaça por toda a América do Sul.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que, de janeiro a julho deste ano, houve 4,6 mil focos de incêndio na Amazônia, um aumento de 11% em comparação ao mesmo período de 2020, que até então detinha o recorde de queimadas. Em resposta, o governo federal mobilizou 890 profissionais, incluindo membros das Forças Armadas, Força Nacional de Segurança Pública e Polícia Federal, além de 15 aeronaves e 33 embarcações, para combater os incêndios. Um crédito extraordinário de R$ 137 milhões foi destinado para apoiar essas ações.
Fonte: Revista Oeste

Comments


bottom of page