Rússia acusa EUA de estimular Ucrânia a abandonar negociações de paz com envio de armas
gazetadevarginhasi
há 2 dias
1 min de leitura
A Rússia criticou duramente a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retomar e ampliar o envio de armas para a Ucrânia, afirmando que essa postura incentiva Kiev a abandonar qualquer tentativa de negociação. Em pronunciamento feito em 17 de julho, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, disse que o Ocidente está mandando um “sinal literal” para que a Ucrânia continue a guerra.
Zakharova questionou a coerência dos EUA e de seus aliados, lembrando que eles próprios já falaram da importância de negociações. “É óbvio que Kiev percebe essas decisões do ‘Ocidente coletivo’ como uma rejeição das aspirações pacíficas”, afirmou.
Ela também reagiu às ameaças de Trump de impor novas tarifas de até 100% à Rússia caso o país não chegue a um cessar-fogo em 50 dias. Segundo Zakharova, “a linguagem dos ultimatos, chantagens e ameaças é inaceitável” para Moscou e apenas reforça a determinação russa em alcançar os objetivos militares.
Desde que reassumiu a presidência dos EUA, em janeiro, Trump tem tentado intermediar um cessar-fogo. Ele conseguiu que Kiev aceitasse uma trégua de 30 dias, mas Moscou não respondeu e continuou avançando em território ucraniano. Esta semana, Trump se disse “desapontado” com Putin, dizendo que o russo aparenta ser favorável à paz nas conversas, mas autoriza ataques logo depois.
A diplomacia russa, no entanto, reafirmou que tomará todas as medidas necessárias para proteger seus interesses e aumentar a pressão para desmilitarizar a Ucrânia.
Comments