Rússia se oferece para intermediar acordo nuclear entre EUA e Irã em meio a tensões crescentes
gazetadevarginhasi
7 de abr.
1 min de leitura
O governo russo declarou nesta segunda-feira (7) estar disposto a intermediar uma solução diplomática para o impasse entre os Estados Unidos e o Irã sobre o programa nuclear iraniano. A iniciativa vem após ameaças de ação militar feitas pelo presidente norte-americano Donald Trump, que exigiu uma resolução rápida do Irã sob risco de bombardeios.
Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, Moscou tem mantido conversas contínuas com autoridades iranianas, reforçando seu compromisso com uma solução pacífica e política para a crise. “A Rússia está pronta para fazer todos os esforços possíveis”, afirmou.
Durante seu primeiro mandato, Trump retirou os EUA do acordo nuclear firmado em 2015 com o Irã e outras potências mundiais, que limitava o programa atômico iraniano em troca de alívio nas sanções econômicas.
As ameaças mais recentes de Trump causaram instabilidade na região. O Irã, por sua vez, insiste que seu programa nuclear tem fins pacíficos e rejeitou a proposta de negociações diretas com os EUA. Autoridades iranianas também alertaram países vizinhos que hospedam bases militares americanas de que podem estar sob risco em caso de ataques.
O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, criticou as declarações de Trump, afirmando que elas “só servem para complicar a situação” e que uma ofensiva militar teria efeitos “catastróficos” para toda a região.
A Rússia, que tem estreitado relações com Teerã desde o início do conflito na Ucrânia, assinou com o Irã um tratado de parceria estratégica em janeiro. Ao mesmo tempo, o presidente russo Vladimir Putin tenta também se reaproximar dos Estados Unidos, em um movimento que preocupa aliados europeus e a Ucrânia.
コメント