top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Recuperações judiciais no agronegócio disparam 138% em 2024, aponta Serasa

  • gazetadevarginhasi
  • 1 de abr.
  • 2 min de leitura
Reprodução
Reprodução
As recuperações judiciais no agronegócio brasileiro atingiram um recorde histórico em 2024, registrando um aumento de 138% em relação ao ano anterior. No total, foram 1.272 solicitações, conforme dados divulgados nesta terça-feira (1º) pela Serasa Experian.

O crescimento expressivo foi impulsionado, principalmente, pelos produtores rurais pessoa física, cujo número de pedidos saltou quase 350% na comparação anual, alcançando 566 solicitações.

Fatores que impulsionaram as recuperações judiciais
Segundo Marcelo Pimenta, head de agronegócio da Serasa Experian, diversos fatores impactaram a saúde financeira dos produtores e proprietários rurais, especialmente os mais alavancados.

"A alta da taxa de juros, somada ao aumento dos custos de produção com insumos agrícolas — encarecidos pela inflação e pela desvalorização cambial —, foram desafios cruciais. Além disso, as adversidades climáticas agravaram ainda mais o cenário", explicou Pimenta.

O ano de 2024 foi marcado por uma quebra histórica na safra de grãos, impactando inclusive produtores de Mato Grosso, que haviam colhido uma safra recorde de soja e milho em 2023.
Por outro lado, instituições financeiras como o Banco do Brasil alertaram para a chamada "advocacia predatória", em que produtores são orientados a entrar com pedidos de recuperação judicial antes de esgotar as possibilidades de renegociação com bancos credores.

Panorama das recuperações judiciais
Apesar do aumento expressivo, o número total de pedidos ainda é considerado pequeno diante do universo de aproximadamente 1,4 milhão de produtores que acessaram crédito rural nos últimos dois anos.

Entre os pedidos feitos por pessoas físicas, 224 partiram de indivíduos sem propriedades no campo, possivelmente arrendatários de terras ou integrantes de grupos econômicos ligados ao setor.

  • Grandes proprietários: 132 solicitações
  • Pequenos proprietários: 113 solicitações
  • Médios proprietários: 97 solicitações
Entre os produtores registrados como pessoa jurídica, houve um crescimento de 152,5% nos pedidos de recuperação judicial em 2024, totalizando 409 solicitações. Os segmentos mais impactados foram:
  • Cultivo de soja: 222 pedidos
  • Pecuária bovina: 75 pedidos
  • Cereais: 49 pedidos
  • Café: 16 pedidos
Além disso, empresas do setor agropecuário também registraram um aumento nas recuperações judiciais. Em 2024, 297 pedidos foram registrados, um crescimento de 21,22% em relação ao ano anterior.

Perspectivas para o setor
A alta nos pedidos de recuperação judicial acende um alerta sobre a situação financeira do agronegócio brasileiro. Diante desse cenário, especialistas apontam que medidas de renegociação de dívidas e políticas de incentivo ao setor serão fundamentais para evitar um agravamento da crise.

Fonte:Cnn

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page