A tarifa de água e esgoto pode aumentar em até 18% devido à reforma tributária, conforme estudo da GO Associados realizado para a Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcom Sindcon) e para a Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Saneamento. Atualmente, o setor de saneamento é taxado pelo PIS/Cofins em 9,25%. Caso a nova proposta seja aprovada, o segmento passará a contribuir com o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), estimado em 26,5%.
O estudo também revelou que, se não houver repasse dos custos tributários às tarifas, haverá uma redução de 26% nos investimentos em infraestrutura de água e esgoto sanitário.
Nos últimos quatro anos, o número de municípios atendidos por operadores privados cresceu 203%, de acordo com levantamento da Abcom Sindcon. Dados mostram que a iniciativa privada atualmente opera em 881 cidades, seja de forma exclusiva ou em parceria com empresas públicas, um aumento significativo em relação aos 389 municípios operados por empresas privadas em 2020.
Além disso, o levantamento indica um crescimento na adoção da tarifa social entre os operadores privados. Atualmente, uma a cada dez economias ativas de água das empresas de saneamento seguem a tarifa social, em comparação com 4,1% das empresas em 2020.
fonte:CNN
Commentaires