top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Resultado da avaliação LIRA em Varginha




A Prefeitura de Varginha, por meio da Vigilância Ambiental, informa que foi realizado nos dias 13, 14, e 15 de maio, o segundo LIRAa - Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti - do ano de 2024.

Esse levantamento consiste em visitar 20% dos quarteirões sorteados pelo programa do Ministério da Saúde em cidades com índice de infestação com mais de 2 (dois) mil imóveis.

Nos locais indicados visitados pelos Agentes de Combate às Endemias, além do tratamento e eliminação dos focos, foram recolhidos exemplares das larvas e pupas encontradas, que segue junto de um formulário próprio contendo endereço, tipo de depósito e quantidade de larvas e pupas, ao laboratório do Setor de Vigilância Ambiental, onde foi feita a contagem e a identificação dos materiais.

Após esse trabalho, os dados foram lançados no sistema do Ministério da Saúde, que classificou Varginha como BAIXO RISCO.

O Setor de Vigilância Ambiental em conjunto com outras Secretarias do Município, vem realizando diversas ações tais como; mutirão de limpeza, colocação de tampas em caixas d' água de residências abandonadas ou de pessoas carentes, intensificando vistorias nos bairros com maiores números de focos encontrados no LIRAa entre outros.

Orientamos toda a população para redobrar seus cuidados em qualquer época do ano, pois até mesmo com a chegada do período mais frio a dengue se faz presente.

Todo morador deve tirar no mínimo 10 minutos por semana para verificar seus quintais e também o interior do imóvel, quanto aos depósitos de água parada: vasos sanitários em desuso devem ser limpos e tampados; tratamento correto das piscinas; verifique se as caixas d´água estão bem tampadas e amarradas.

Comentários


bottom of page