Rio de Janeiro Mobiliza Vacinação Contra o Sarampo para Profissionais do Turismo em Preparação ao G20
O município do Rio de Janeiro iniciou, nesta terça-feira (5), uma campanha de atualização vacinal contra o sarampo direcionada aos profissionais do setor de turismo. O objetivo é imunizar esses trabalhadores, em especial devido aos eventos internacionais que a cidade receberá, como a reunião de cúpula do G20 e o G20 Social. Além dos postos de saúde e dos super centros de vacinação, o imunizante estará acessível em locais estratégicos com grande concentração desses profissionais.
O Aeroporto Santos Dumont será um dos primeiros locais a disponibilizar a vacina. O Rio de Janeiro, sendo um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil, se prepara para receber líderes mundiais e visitantes nas próximas semanas, reforçando a prevenção contra o sarampo.
O Brasil obteve a certificação de eliminação do sarampo em 2016, com ausência de casos entre 2016 e 2017. No entanto, em 2018, a baixa adesão à vacinação e o aumento do fluxo migratório resultaram no ressurgimento da doença no país. Em 2019, houve mais de 21 mil casos e o Brasil perdeu a certificação. Nos anos seguintes, o número de casos caiu, chegando a 41 em 2022 e nenhum caso em 2023, reacendendo a esperança de retomar a certificação. Em 2024, porém, foram registrados dois casos: um no Rio Grande do Sul e outro em Minas Gerais.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, o sarampo é uma doença febril e altamente contagiosa, transmitida pelo ar através de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar. A vacinação em adultos é feita com a vacina tríplice viral, que também protege contra a caxumba e a rubéola. O esquema vacinal para adultos não imunizados envolve duas doses para pessoas até 29 anos, com intervalo de 30 dias, e uma dose única para quem tem entre 30 e 59 anos. Para maiores de 60 anos, uma dose é indicada em casos de bloqueio vacinal.
Comments