Rio de Janeiro Registra Temperatura Recorde de 40,4°C e Entra em Nível de Calor 3
O Rio de Janeiro bateu seu recorde de temperatura mais quente do ano, alcançando 40,4°C nesta quinta-feira (28), e entrou pela primeira vez no Nível de Calor 3 (NC3), um alerta do Centro de Operações Rio (COR) para ondas de calor intensas. O NC3 é acionado quando a cidade registra temperaturas entre 36°C e 40°C, com previsão de persistência ou aumento por ao menos três dias consecutivos. Esse novo patamar foi estabelecido em julho para alertar a população sobre os riscos à saúde durante períodos de calor extremo.
O recorde anterior de temperatura, 39,9°C, havia sido registrado em outubro. O calor é ainda mais intenso com o índice de raios UV na cidade, que foi classificado como extremo, significando que a exposição ao sol sem proteção deve ser limitada a no máximo 10 minutos.
O Sistema Alerta Rio prevê um dia de calor intenso, céu claro a parcialmente nublado e temperaturas elevadas. A máxima pode chegar a 42°C, com umidade relativa do ar em torno de 25%, aumentando o risco de desidratação. Muitas pessoas buscam maneiras de se refrescar, indo à praia ou piscinas, mas uma manutenção no Sistema Guandu, que abastece a maior parte do Grande Rio, deixou diversos moradores sem água.
A prefeitura implementou esse sistema de níveis de calor após eventos trágicos como a morte de uma fã da cantora Taylor Swift, vítima de exaustão térmica durante um show no Engenhão, alertando para os perigos do calor extremo. O índice avalia não só a temperatura, mas também a intensidade dos raios UV e a duração das altas temperaturas.
Para ajudar a minimizar os impactos do calor, o COR recomenda que a população tome cuidados especiais, como aumentar a ingestão de líquidos, consumir alimentos leves, evitar a exposição solar direta entre 10h e 16h e utilizar roupas leves. Também é importante reforçar os cuidados com crianças, idosos e pets, garantindo que tenham água suficiente e evitando atividades ao ar livre nos horários mais quentes do dia.
Comentários