Roubos de café em Minas motivam audiência para discutir medidas de segurança no campo
gazetadevarginhasi
19 de mar.
2 min de leitura
Reprodução
Aumento de roubos de café em Minas leva à convocação de audiência para discutir medidas de segurança.
A crescente onda de roubos de café no Estado de Minas Gerais motivou a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a convocar uma audiência, que ocorrerá nesta segunda-feira (17/3), às 14 horas, no Auditório José Alencar da ALMG. O objetivo é discutir com representantes do setor produtivo, autoridades policiais e outros envolvidos, medidas de prevenção e combate a esse tipo de crime, que tem gerado grande preocupação entre os produtores rurais.
O deputado Professor Cleiton (PV), autor do requerimento, justificou a necessidade da audiência em função da relevância econômica da safra de café de 2025, tanto para a região quanto para o Estado. Ele destaca ainda o aumento da insegurança no campo, impulsionado pelo crescimento do preço da saca do café, o que tem atraído criminosos para a atividade.
Em sua avaliação, o aumento no valor do grão gerou uma série de furtos e assaltos, colocando em risco tanto os produtores quanto os trabalhadores rurais. “Com o preço do café em alta, é fundamental que haja um planejamento estratégico das forças de segurança para garantir a proteção das propriedades, dos trabalhadores e da produção agrícola”, afirmou o deputado.
A audiência será uma oportunidade para identificar os desafios enfrentados pela cafeicultura mineira no combate à criminalidade e discutir soluções efetivas para tornar a safra de café mais segura.
Recentemente, veículos de imprensa noticiaram uma série de roubos de café em Minas e em municípios paulistas próximos à divisa do estado. Em janeiro deste ano, cerca de 500 sacas de café, avaliadas em R$ 1 milhão, foram furtadas de uma fazenda em Cássia (Sul de Minas), onde o caseiro foi rendido junto com a esposa por seis homens encapuzados. Em outro caso, três suspeitos de roubo foram mortos durante uma troca de tiros com a Polícia Militar em Ibiraci (MG).
A reunião contará com a presença de representantes das Polícias Militar e Civil, Guardas Municipais, entidades do setor cafeeiro e agropecuário, e gestores de órgãos governamentais envolvidos no tema.
Comments