top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

São Lourenço recebe encontro da Ejef com foco em IA e atuação do juiz criminal

  • gazetadevarginhasi
  • 3 de jul.
  • 2 min de leitura
São Lourenço recebe encontro da Ejef com foco em IA e atuação do juiz criminal
Divulgação/TJMG
São Lourenço sedia encontro da Ejef com foco em inteligência artificial e atuação criminal.

O Núcleo Regional da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) em São Lourenço promoveu, nesta quarta-feira (2/7), um encontro para discutir temas atuais e estratégicos do Poder Judiciário, com destaque para a inteligência artificial e a atuação do juiz criminal. O evento foi conduzido pelo 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna.

Realizado no auditório do Salão do Tribunal do Júri do Fórum Mário Mascarenhas de Oliveira, na Comarca de São Lourenço, no Sul de Minas, o encontro reforçou a proposta de interiorização da formação continuada no Judiciário mineiro. Em sua fala de abertura, o desembargador destacou que a ação "vai além da capacitação técnica, pois promove o diálogo com magistrados e servidores das comarcas, valorizando as realidades locais".

Saulo Versiani também ressaltou a importância do aprimoramento permanente: “Ao tratarmos de temas como inteligência artificial e os desafios da atuação criminal, buscamos não apenas atualizar o conhecimento, mas também compreender como essas questões se manifestam na rotina de cada unidade judiciária”.

A primeira palestra do encontro foi conduzida pela juíza Luciana de Oliveira Torres, titular da Comarca de Cataguases e também responsável por Rio Pomba. A magistrada apresentou uma abordagem prática sobre a aplicação da inteligência artificial na Justiça. “Compartilhei ideias sobre como aplicar a IA nos gabinetes e secretarias, mostrando que é possível utilizar a tecnologia com ética e responsabilidade”, afirmou.

Na sequência, o juiz auxiliar da 2ª vice-presidência do TJMG, Thiago Gandra, tratou do tema “Atuação do Juiz Criminal, o Juiz das Garantias e Plantão de Habeas Corpus e outras Medidas de Natureza Urgente (HCMU)”. Ele destacou a evolução do papel do juiz criminal no processo penal brasileiro, abordando a jurisprudência dos tribunais superiores e as implicações do juiz das garantias. “Nosso objetivo é contribuir para uma jurisdição cada vez mais qualificada e eficiente”, disse.

A juíza diretora do Foro da Comarca de São Lourenço, Cecília Natsuko, valorizou a iniciativa. “Tenho certeza de que esse compartilhamento de conhecimento é muito útil para todos nós e irá contribuir para a melhoria da prestação judicial”, avaliou.

O encontro também contou com a presença do diretor executivo de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep) do TJMG, Iácones Batista Vargas.

Compõem o Núcleo Regional da Ejef de São Lourenço as comarcas de Aiuruoca, Baependi, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Cristina, Cruzília, Itamonte, Itanhandu, Lambari, Passa Quatro e Pedralva, além da sede.
Fonte: TJMG

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page