top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

São Paulo confirma primeiro caso de febre amarela em 2025

Reprodução
Reprodução
A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou o primeiro caso de febre amarela em humanos em 2025. Trata-se de um homem de 27 anos, residente na capital paulista, que esteve em Socorro, na região de Campinas, onde também foi registrado recentemente um caso de febre amarela em macacos.

Em 2024, o estado teve dois casos da doença em humanos: um autóctone (originado dentro do estado) e outro de um homem que foi contaminado em Minas Gerais e faleceu. O Instituto Adolfo Lutz já confirmou nove casos da doença em macacos, sendo sete na região de Ribeirão Preto, um em Pinhalzinho e outro em Socorro.

Em resposta, as ações de vigilância sanitária e vacinação foram reforçadas nessas localidades, além de orientações para quem viajará para áreas de floresta. A vacina contra a doença está disponível nas unidades de saúde e deve ser tomada pelo menos 10 dias antes de viajar para áreas com registros de casos.

A febre amarela é transmitida por mosquitos silvestres e um dos sinais de sua presença é a morte de macacos, que também apresentam alta taxa de mortalidade quando infectados. O aparecimento de macacos mortos deve ser comunicado às autoridades de saúde locais.

Os primeiros sintomas da febre amarela incluem febre alta, calafrios, dores intensas no corpo e cabeça, náuseas e vômitos, além de cansaço extremo e fraqueza persistente.

Fonte:O tempo

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page