Saúde mental no Judiciário: servidores de Bambuí participam de ação educativa
gazetadevarginhasi
19 de mar.
1 min de leitura
Reprodução -- Prédio da Câmara de Bambuí
Oficina sobre saúde mental promove bem-estar no trabalho na Comarca de Bambuí.
Uma parceria entre a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e a Diretoria Executiva de Administração de Recursos Humanos (Dearhu) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) possibilitou, pela primeira vez, a realização de uma ação educacional voltada ao bem-estar e aos efeitos do adoecimento na atividade profissional na Comarca de Bambuí, no Oeste de Minas.
A oficina "Saúde Mental e seus Impactos no Trabalho" ocorreu no Salão do Júri do Fórum Amaziles Silva no dia 18 de março, reunindo cerca de 30 servidores da Comarca. O evento contou com a participação do psiquiatra Fabrício Silva Gomes, coordenador de Vigilância no Trabalho (Covigi); do psicólogo Victor Thiago de Aguiar, da Coordenação de Desenvolvimento de Competências Humanossociais (Codhus); e da psicóloga Marília Miranda de Almeida, coordenadora do setor.
O juiz diretor do Foro de Bambuí, Pedro dos Santos Barcelos, e o coordenador do Núcleo Regional da Ejef de Formiga, Fábio Gabriel Magrini Alves, também estiveram presentes. A capacitação abordou fatores de adoecimento, sintomas de condições mentais e estratégias terapêuticas, além de incentivar práticas para um ambiente de trabalho mais saudável.
Os especialistas apresentaram uma visão biopsicossocial da saúde mental, conforme diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Durante a oficina, os participantes compartilharam desafios e boas práticas do cotidiano profissional, além de sugerirem iniciativas para fortalecer o bem-estar individual e coletivo no ambiente de trabalho.
Comments