Saiba a importância dos desligamentos programados e como receber os avisos da Cemig
Com mais de 540 mil quilômetros de linhas de distribuição em sua área de concessão, a Cemig realiza periodicamente a manutenção programada e a melhoria dos equipamentos de suas redes para garantir a confiabilidade e o fornecimento de energia para os seus mais de 9 milhões de clientes.
Por dia, a empresa realiza cerca de 160 serviços, chegando a 4,9 mil manobras mensais e, até 2028, serão investidos R$ 23 bilhões em manutenção, melhorias e expansão na Cemig Distribuição.
O tempo de duração de uma interrupção programada varia de acordo com a complexidade do serviço a ser executado, mas duram apenas o tempo estritamente necessário.
A Cemig procura realizar as intervenções no sistema sem prejudicar o fornecimento de energia para a população, porém, em alguns casos, por questão de segurança, o desligamento da rede elétrica é necessário.
O engenheiro Rodrigo Pereira, do Centro de Operação da Distribuição da Cemig, explica objetivo desse procedimento e a importância para garantir a qualidade do serviço para os clientes da empresa.
“O desligamento programado é a interrupção da energia elétrica para manutenção, melhoria e expansão da rede de distribuição. Esses desligamentos são necessários para garantir a segurança dos clientes e dos funcionários da Cemig que realizam os serviços.
Todos os clientes afetados pelos desligamentos são avisados, conforme determina o órgão regulador, e aqueles clientes que possuem endereço eletrônico cadastrado na empresa recebem o aviso de interrupção diretamente no seu e-mail”, afirma.
De acordo com Rodrigo Pereira, a Cemig planeja para que as intervenções tenham menor impacto aos consumidores.
“Quando possível, realizamos os serviços necessários sem desligamento da rede elétrica, aplicando a metodologia denominada Linha Viva, sem que os clientes percebam que houve alguma intervenção, já que não ocorre desligamento da energia. Entretanto, quando o desligamento é inevitável, procuramos minimizar os transtornos à população em geral, por exemplo, programando a execução de serviços em áreas de movimento intenso (hipercentros) durante os fins de semana”, afirma.
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