top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Saiba como evitar acidentes com botijão de gás; explosão derrubou casa e matou idosa em MG

Suspeita é que o gás de cozinha tenha explodido e causado um colapso na residência em Poços de Caldas. Marido e filho da idosa estão internados em estado grave.


É fundamental adotar práticas seguras no manuseio de botijões de gás. Nesta terça-feira (21), uma explosão resultou na morte de uma idosa e deixou dois homens feridos em Poços de Caldas (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros, a suspeita é que o gás de cozinha tenha explodido e causado um colapso na residência.
Para entender como evitar emergências similares e de que forma agir diante de situações de risco, a reportagem conversou com o 3⁰ Sargento do Corpo de Bombeiros de Guaxupé (MG), Alexandre José Ribeiro.
Explosão derruba casa e deixa três moradores feridos em Poços de Caldas — Foto: J. Alves/EPTV

LEIA TAMBÉM:

Preservar a segurança do ambiente é uma das principais medidas de prevenção. Os bombeiros enfatizam as seguintes medidas preventivas:
  • Verificação regular: Inspecione os botijões com frequência, buscando sinais de corrosão, danos ou vazamentos. Substitua os botijões danificados imediatamente.

  • Ventilação adequada: Armazene os botijões em áreas bem ventiladas, afastados de fontes de calor. Evite locais fechados ou confinados.

  • Instalação: Conte sempre com um profissional especializado para instalar ou substituir botijões de gás. Certifique-se de que as conexões estejam seguras.

  • Manutenção periódica: Realize manutenções regulares em fogões e tubulações. Isso reduz o risco de vazamentos e falhas no sistema.


Explosão em casa deixa feridos em Poços de Caldas, MG — Foto: M.Corrêa
Alguns alertas também podem ajudar a perceber situações de riscos. Segundo os militares, existem sinais cruciais que indicam a possibilidade de uma explosão iminente:

  • Odor de gás: Um cheiro forte e desagradável é um sinal claro de vazamento de gás. Se detectar esse odor, desligue imediatamente o registro do botijão e chame os bombeiros.

  • Ruídos estranhos: Sons incomuns, como assobios ou estalos, podem indicar problemas no sistema de gás. Não ignore esses sons e procure assistência profissional.

  • Chamas irregulares: Chamas amareladas ou irregulares nos queimadores do fogão podem indicar problemas no fornecimento de gás. Desligue o gás e solicite uma avaliação técnica.


Explosão derruba casa e deixa três moradores feridos em Poços de Caldas — Foto: Corpo de Bombeiros
Em casos de explosão, os bombeiros destacam as seguintes medidas de segurança:
  • Evacuação imediata: Saia rapidamente do local, evitando correr. Mantenha-se afastado de áreas afetadas.

  • Desligamento de energia: Se possível, desligue a eletricidade para evitar riscos adicionais.

  • Chamado de emergência: Ligue para os bombeiros (193) e siga suas instruções. Não tente combater o fogo sozinho, aguarde a chegada dos profissionais.

  • Assistência médica: Procure ajuda médica imediatamente se houver feridos. Não mova pessoas gravemente feridas, a menos que seja absolutamente necessário.


“É muito importante entender que o botijão de gás, em si, não explode. A explosão do ambiente por vazamento de gás geralmente ocorre por má instalação, ou ainda quando o cilindro utilizado não é verificado pelo INMETRO. Portanto, é necessário que se preste atenção na procedência do botijão que você adquiriu e realize a troca caso perceba que não é autorizado pelo INMETRO”, explicou o 3⁰ Sargento do Corpo de Bombeiros de Guaxupé (MG), Alexandre José Ribeiro.

"Outra possibilidade de explosão é, ao não identificar um vazamento, o morador acabar acendendo uma lâmpada ou conectando um cabo na tomada, ou qualquer outra ação que gere uma pequena centelha que seja que já é suficiente para incendiar o local. Você deve prestar muita atenção em relação a isso, pois o perigo de produzir alguma fonte de calor ou permitir que o gás de cozinha entre em contato com energia elétrica pode causar uma explosão séria", completou.
A explosão Uma idosa morreu e dois homens ficaram feridos após uma explosão em uma casa na manhã desta terça-feira (21) no Bairro Jardim Santa Rita, em Poços de Caldas (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros, a suspeita é que o gás de cozinha tenha explodido e causado um colapso na residência. Conforme os bombeiros, um casal de idosos e o filho deles estavam sob os escombros da explosão. A mulher de 90 anos morreu. Ela foi identificada como Manoelina do Carmo. O corpo foi encaminhado para o IML da cidade.
Dois homens, de 48 e 80 anos, foram resgatados e encaminhados para a Santa Casa da cidade pelo Samu. Segundo o hospital, eles estão internados na urgência em estado grave.
Explosão derruba casa e deixa três moradores feridos em Poços de Caldas — Foto: M.Corrêa
Segundo o Corpo de Bombeiros, a explosão aconteceu pouco depois das 6h, quando os militares receberam os primeiros chamados. Conforme o tenente Júlio Alves, assim que chegaram, os militares se depararam com as três vítimas sob os escombros.
De imediato, os militares desligaram a energia e isolaram o local. As três vítimas foram retiradas conscientes, entre lesões moderadas e graves. Assim que foram resgatadas, as vítimas foram encaminhadas para a Santa Casa.
A suspeita do Corpo de Bombeiros é que um botijão de gás tenha explodido. A suspeita é reforçada pela presença de dois botijões no local. Uma das vítimas foi achada caída próxima a eles e da pia da cozinha.
Outras duas residências do entorno também foram atingidas. Uma delas precisou ser interditada já que os pilares foram atingidos e há risco de desabamento. Uma parede lateral também caiu. A Defesa Civil interditou o imóvel onde houve a explosão e vai avaliar a necessidade de se interditar as demais.
A perícia da Polícia Civil esteve no local e vai investigar as causas do acidente.

FONTE:G1


Comentários


bottom of page