top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Secretaria de Educação monitora o início do ano letivo de 2025 em escola do programa Trilhas de Futuro

Reprodução
Reprodução
Na segunda-feira (10/2), mais de 1,5 milhão de estudantes retornaram às aulas em 3.422 escolas estaduais de Minas Gerais, marcando o início do ano letivo. Este primeiro dia não representa apenas o reinício das atividades acadêmicas, mas também um momento de acolhimento, reencontros e expectativas para um novo ciclo de aprendizado.

Uma das principais novidades da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) para 2025 é o programa Trilhas de Futuro nas Escolas, que também começa neste dia, juntamente com a 5ª edição do Trilhas de Futuro. Esta iniciativa expande as oportunidades de formação técnica para os estudantes da rede estadual, oferecendo qualificação profissional alinhada às necessidades do mercado de trabalho.

O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, acompanhou o início das atividades na Escola Estadual Professor Nélson de Sena, em Governador Valadares. A escola será uma das primeiras a oferecer o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) junto ao curso técnico de Sistemas de Energia Renovável, por meio do programa Trilhas de Futuro nas Escolas, com três turmas do 1º ano.

“Em três anos, esses estudantes estarão formados, com certificado de conclusão de curso. Estamos ampliando as oportunidades para nossos alunos, combinando o ensino médio com a formação técnica e preparando-os melhor para o futuro. Isso é um sucesso”, afirmou Igor de Alvarenga.

No seu primeiro ano, o Trilhas de Futuro nas Escolas beneficiará cerca de 10 mil estudantes em 155 escolas estaduais, espalhadas por 37 municípios. A iniciativa é realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), uma instituição reconhecida pela excelência na qualificação profissional.
“Estou muito grata. Em escola pública, muitas vezes não temos essas oportunidades de formação. Sei que isso vai ser algo muito bom, tanto no processo de aprendizagem quanto para meu futuro”, disse Kamilly Nauhana, de 15 anos.

Outras novidades

Além disso, a secretária de Estado Adjunta de Educação, Fernanda Neves, e a superintendente de Políticas Pedagógicas, Rosely Lima, acompanharam o retorno dos estudantes na Escola Estadual Celmar Botelho Duarte, em Belo Horizonte, onde destacaram as transformações para este ano letivo.

Duas mudanças importantes marcam 2025 na rede estadual: a implementação integral do novo ensino médio em todos os três anos de escolaridade e a nova legislação que proíbe o uso de celulares nas escolas. Essas medidas visam aprimorar o aprendizado e criar um ambiente mais adequado para a socialização e o desenvolvimento dos estudantes.

Essas transformações exigem um esforço conjunto entre educadores, estudantes e famílias para garantir um ambiente mais propício ao aprendizado.
“Começamos o ano letivo com a implementação integral do Novo Ensino Médio, trazendo um novo currículo voltado para o desenvolvimento socioemocional e o mundo digital. Além disso, a nova lei proíbe o uso de celulares nas escolas, e estamos trabalhando na adaptação dessa medida. É essencial que toda a comunidade escolar compreenda a importância dessa mudança para um ambiente mais adequado ao aprendizado e à socialização”, explicou Fernanda Neves.

Calendário Escolar


O Calendário Escolar 2025 da rede estadual de ensino de Minas Gerais foi planejado para assegurar uma distribuição equilibrada dos dias letivos, cumprindo a carga horária mínima exigida por lei e proporcionando períodos adequados para planejamento pedagógico e descanso dos estudantes e profissionais da educação.

O primeiro semestre ocorrerá entre 10/2 e 20/7, com recesso escolar previsto entre 21/7 e 1/8. O segundo semestre terá início em 4/8 e terminará em 17/12, garantindo que todas as atividades acadêmicas sejam concluídas antes das festas de fim de ano. O calendário completo está disponível para consulta no link.

Fonte:EducaçãoMg.

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page