top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Secretaria de Saúde confirma óbito por doença meningocócica em Varginha

  • gazetadevarginhasi
  • 15 de jan.
  • 2 min de leitura
Secretaria de Saúde confirma óbito por doença meningocócica em Varginha
Divulgação
Secretaria de Saúde confirma óbito por doença meningocócica em Varginha.

A Secretaria Municipal de Saúde de Varginha confirmou que uma paciente de 56 anos, atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), evoluiu para óbito no dia 6 de janeiro de 2026. Após a ocorrência, foram adotados os procedimentos previstos pelos protocolos de vigilância em saúde.

O material biológico da paciente foi coletado e encaminhado à Fundação Ezequiel Dias (Funed) no dia 8 de janeiro. Em 12 de janeiro, o exame confirmou o diagnóstico de doença meningocócica, provocada pela bactéria Neisseria meningitidis.

Com a confirmação, a Secretaria de Saúde iniciou imediatamente as ações recomendadas pelo Ministério da Saúde, incluindo a identificação, avaliação e acompanhamento de todas as pessoas que tiveram contato próximo com a paciente. Esses contatos estão recebendo a quimioprofilaxia indicada, com uso de medicação preventiva e monitoramento contínuo, com o objetivo de interromper a cadeia de transmissão.

De acordo com a pasta, a doença meningocócica não é transmitida de forma casual, sendo necessário contato próximo e direto para que ocorra a infecção. A secretaria também reforçou que a vacinação é a principal forma de prevenção e está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Pelo Calendário Nacional de Vacinação, o SUS oferece a vacina meningocócica C aos 3 e 5 meses de idade, com reforço da vacina meningocócica ACWY aos 12 meses. Já adolescentes de 11 a 14 anos recebem a vacina meningocócica ACWY em dose única, disponível na rede pública desde 1º de julho de 2025.

O município apresenta bons índices de cobertura vacinal. Até 1º de dezembro de 2025, a cobertura entre crianças menores de 1 ano chegou a 96,95%. Na faixa etária de 1 ano completo, o índice foi de 93,90%, demonstrando a efetividade das ações de imunização realizadas em Varginha.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que segue vigilante, adotando todas as medidas necessárias para a proteção da população, e orienta pais e responsáveis a manterem a caderneta de vacinação atualizada. Novas informações serão divulgadas, se necessário.
Fonte: PMV

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page