Selic sobe para 14,75% ao ano, maior nível desde 2006, decide Banco Central
gazetadevarginhasi
8 de mai.
1 min de leitura
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa Selic para 14,75% ao ano, o maior patamar desde julho de 2006. A decisão, tomada nesta quarta-feira (7), marca a sexta alta consecutiva e veio em linha com a expectativa da maioria dos analistas de mercado.
O aumento de 0,50 ponto percentual reflete preocupações com a inflação elevada, a resiliência da atividade econômica e a pressão do mercado de trabalho. Segundo o Banco Central, o cenário atual exige uma política monetária “significativamente contracionista por período prolongado” para garantir a convergência da inflação à meta.
No comunicado, o Copom alertou que ainda não há garantia de fim no ciclo de altas, citando incertezas internas e externas — principalmente relacionadas à política econômica dos Estados Unidos e à nova onda de tarifas comerciais.
O BC também revisou para baixo a projeção de inflação: o IPCA esperado para 2026 é agora de 3,6%. Apesar disso, os riscos inflacionários continuam elevados, tanto para cima quanto para baixo. O comitê citou como ameaças à alta: desancoragem prolongada das expectativas, resistência da inflação de serviços e políticas internas e externas. Para a queda, mencionou desaceleração global mais intensa e queda no preço das commodities.
A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 17 e 18 de junho.
Comments