top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Seminário reúne agentes públicos de cidades com TARIFA ZERO em Varginha




O seminário acontece nos dias 27 e 28 de outubro no auditório da UNIFAL – campus Varginha, promovido pelo MT U TP – Movimento de trabalhadores Usuários do Transporte Público.

Prefeitos, vereadores, diretores de autarquias, secretários de segurança, desenvolvimento, gerentes de empresas públicas – além de empresários e estudantes participam de um seminário de dois dias sobre mobilidade urbana e implantação de TARIFA ZERO nos coletivos.

Presencialmente, cerca de dez cidades de MG, Rio e SP com seus representantes – prefeitos, vereadores assessores e secretários - estarão expondo a maneira como cada uma delas, levou para a população, transporte gratuito - enquanto esperam pela PEC 25. Flávio Moreira, diretor da SEDECO de Ibirité; Prefeito Antônio Augusto e o secretário de obras e serviços Ademir Resende de São Joaquim de Bicas; Dr Geraldo Junior chefe de gabinete do prefeito de Lagoa da Prato, Di Gianne Professor, assim como Marconi Rodrigues, chefe de gabinete, juntamente com o prefeito Alisson Assis, de Campo Belo – para ficarmos mais próximo dessa região.
De Paranaguá, a secretária de desenvolvimento Cristianara Foulkenig, se dispôs também a falar por vídeo conferencia como está sendo gerenciado o sistema de transporte coletivo gratuito naquela cidade.

Uma entrevista com o engenheiro e ex-professor da USP – hoje aposentado – Lucio Gregori, a pessoa que vislumbrou a possibilidade de que esse sistema podia funcionar. Gregori foi integrante do Governo Erundina, na Secretária de Planejamento, e hoje a PEC 25 com a implantação do SUM – Sistema Único de Mobilidade – tem diretamente a ver com a criação dessa sua proposição, de 1990, a nível nacional. Diretamente de São Paulo, por vídeo conferencia ele explica o projeto.

De São Paulo, o prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos, vem a Varginha – sem trocadilho – dizer como a cidade está funcionando depois da circulação dos ônibus sem catracas na cidade.

De Curitiba o presidente da Comissão de transportes vereador Herivelto Oliveira e a integrante da comissão, Geórgia Prates, darão uma entrevista exclusiva para os presentes no auditório da UNIFAL com informações sobre como estão as tratativas para análise do PL que cria a TARIFA ZERO na capital paranaense, orçado inicialmente em R$ 84 milhões mensal.

De Maricá – considerada como exemplo deste trabalho – o gerente da empresa de transporte público daquele município, Celso Haddad, vem a Varginha mostrar como a cidade fluminense está funcionando com o sistema público de transporte.
Ainda aguardamos a confirmação de algumas prefeituras que estão avaliando as agendas: Ouro Branco, Arcos, Muzambinho e São Lourenço.

コメント


bottom of page