Senacon Determina Remoção de Anúncios Falsos de Doação para Vítimas de Enchentes no RS pelo Facebook
gazetadevarginhasi
17 de jun. de 2024
1 min de leitura
Foto: Divulgação
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) ordenou que o Facebook remova, em até cinco dias, anúncios falsos de doação para os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A decisão, publicada nesta segunda-feira (17) no Diário Oficial da União, estabelece uma multa diária de R$ 150 mil caso a empresa não cumpra a medida. Em maio, o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), alertou sobre os golpes de “falso Pix.”
De acordo com a publicação, o Facebook deve preservar os dados e registros dos anúncios, além de apresentar um relatório de transparência sobre as medidas adotadas. A Senacon pretende analisar os procedimentos de verificação dos anúncios e as possíveis punições aplicadas aos usuários envolvidos.
O aumento dos golpes pela internet tem chamado a atenção das forças policiais e do Ministério Público. Em maio, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MP do Rio Grande do Sul entrou com uma ação cautelar para que duas empresas de mídia social impeçam ou removam perfis falsos que solicitam dinheiro para os atingidos por enchentes.
Comentarios